Site Overlay

n.d.a – Arnaldo Antunes

Considerando os trabalhos individuais e as antologias Arnaldo Antunes já publicou uma dezena de livros. Ele é conhecido por seu protagonismo no ofício de experimentar com as formas poéticas. Nesta sóbria edição da Iluminuras ele nos apresenta três séries de trabalhos que compõe três unidades distintas, mas que interagem entre si. Há trabalhos que remetem a poesia concreta, ao Augusto de Campos, ao e.e. cummings, já outros lembram os poemas visuais (ou poemas objeto) de Joan Brossa.

De qualquer forma ao final associamos todos eles a obra dele mesmo, inegavelmente um dos bons poetas brasileiros de nosso tempo. A primeira série de poemas, bem mais longa e mais antiga (e que dá nome ao livro), “n.d.a.”, enfeixa poemas com imagens e elementos gráficos, além de experimentos que fragmentam os poemas até o limite de uma coluna, uma linha ou até uma única letra. Sempre me surpreendo com o efeito que a distribuição espacial das palavras nas páginas provoca.

 

Arnaldo Antunes Nasceu em 1960, o quarto de sete filhos. Em 1978 ingressou na FFLCH da USP, onde seguiria o curso de Linguística, mas abandonou o projeto devido ao sucesso dos TitãsPermaneceu durante dez anos na banda, desligando-se em 1992. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.

Em 1997, fez participação especial no álbum Acústico MTV, dos Titãs. Na ocasião, Antunes cantou a faixa “O Pulso”, música originalmente gravada no álbum Õ Blésq Blom (1989). No ano de 2002, formou, em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown , o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. O álbum foi sucesso de público e crítica e vendeu, até 2009, mais de 2.100.000 cópias no Brasil e na Europa. Foi também indicado a cinco categorias do Grammy Latino em 2003, ganhando o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. O grupo nunca gravou junto novamente, mas segundo Antunes continuam compondo em seus encontros, com o resultado entrando nos trabalhos solo dos três cantores.

Entrevista com Arnaldo Antunes

https://www.youtube.com/watch?v=n91IeujsAnU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes