Há muitas razões para haver otimismo no Brasil: ultimamente, o crescimento econômico tem sido admirável; suas grandes empresas começam a ser referência internacional; o país é rico em minerais. Contudo, apesar do nível de crescimento saudável, há um conjunto de fragilidades estruturais no sistema de emprego que tem de ser resolvido, e uma delas é a falta de empreendedorismo.
O empreendedorismo que tem inovação como arma. Com mais uma estatística que à primeira vista parece muito boa – um taxa de atividade empreendedora das mais altas do mundo -, o empreendedorismo no Brasil está muito ligado a empreendedorismo por necessidade. A promoção de um espírito empreendedor e de inovação não é mais uma escolha, é uma necessidade. Para promover o empreendedorismo no país, temos não só de perceber “como” promover as boas práticas dos outros países, mas também perceber a inovação e usá-la como uma ferramenta do empreendedor.
Este livro, pioneiro em sua abordagem, explica os conceitos, a importância, os “ingredientes” e o processo de empreendedorismo e de inovação de forma clara e precisa e tem como objetivo promover e encorajar o espírito empreendedor-inovador.
O empreendedor inovador, além de fornecer conhecimentos sólidos em relação aos conceitos de empreendedorismo e inovação e apresentar as interligações e interdependências entre eles, aborda várias questões, como:
- O empreendedorismo é algo inato ou pode ser desenvolvido?
- Quais são as características de um empreendedor?
- Quais as principais medidas de um empreendedorismo em um país?
- O que distingue invenção de inovação?
- Quais as várias formas de inovação?
- Quais são os passos gerais envolvidos na criação de empresas inovadoras, da ideia à implementação?
Soumodip Sarkar
Doutor em Economia pela Universidade de Northeastern, é professor associado com Agregação do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, Portugal. Trabalhou no Harvard Institute for International Development (HIID) e também no CID, Kennedy School, na Universidade de Harvard.
Atualmente, é diretor do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE-UE) da Universidade de Évora. O professor Sarkar é considerado um perito internacional nas áreas de estratégias de internacionalização, empreendedorismo e inovação. O seu modelo integrado de diagnóstico empresarial já foi aplicado em mais de 2000 empresas. Ele é autor de Innovation, Market Archtypes and Outocme: An Integrated Frmework e de Empreendedorismo e Inovação.