Site Overlay

O Empreendedor Inovador (Soumodip Sarkar)

658.012.4 / S245e EXEMPLARES: 01

Há muitas razões para haver otimismo no Brasil: ultimamente, o crescimento econômico tem sido admirável; suas grandes empresas começam a ser referência internacional; o país é rico em minerais. Contudo, apesar do nível de crescimento saudável, há um conjunto de fragilidades estruturais no sistema de emprego que tem de ser resolvido, e uma delas é a falta de empreendedorismo.

O empreendedorismo que tem inovação como arma. Com mais uma estatística que à primeira vista parece muito boa – um taxa de atividade empreendedora das mais altas do mundo -, o empreendedorismo no Brasil está muito ligado a empreendedorismo por necessidade. A promoção de um espírito empreendedor e de inovação não é mais uma escolha, é uma necessidade. Para promover o empreendedorismo no país, temos não só de perceber “como” promover as boas práticas dos outros países, mas também perceber a inovação e usá-la como uma ferramenta do empreendedor.

Este livro, pioneiro em sua abordagem, explica os conceitos, importância, os “ingredientes” e o  processo de empreendedorismo e de inovação de forma clara e precisa e tem como objetivo promover e encorajar o espírito empreendedor-inovador.

O empreendedor inovador, além de fornecer conhecimentos sólidos em relação aos conceitos de empreendedorismo e inovação e apresentar as interligações e interdependências entre eles, aborda várias questões, como:

  • O empreendedorismo é algo inato ou pode ser desenvolvido?
  • Quais são as características de um empreendedor?
  • Quais as principais medidas de um empreendedorismo em um país?
  • O que distingue invenção de inovação?
  • Quais as várias formas de inovação?
  • Quais são os passos gerais envolvidos na criação de empresas inovadoras, da ideia à implementação?

Soumodip Sarkar

Doutor em Economia pela Universidade de Northeastern, é professor associado com Agregação do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, Portugal. Trabalhou no Harvard Institute for International Development (HIID) e também no CID, Kennedy School, na Universidade de Harvard.

Atualmente, é diretor do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE-UE) da Universidade de Évora. O professor Sarkar é considerado um perito internacional nas áreas de estratégias de internacionalização, empreendedorismo e inovação. O seu modelo integrado de diagnóstico empresarial já foi aplicado em mais de 2000 empresas. Ele é autor de Innovation, Market Archtypes and Outocme: An Integrated Frmework e de Empreendedorismo e Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes