A ideia de espírito empreendedor está associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de todos os tipos. Embora existam empreendedores em todas as áreas da ação humana, em seu sentido restrito o conceito refere-se às pessoas que criam empresas – organizações do mundo dos negócios. Esse mundo é composto de grandes corporações e de uma enorme quantidade de pequenos empreendimentos.
Nos últimos anos, surgiram em todo o mundo movimentos para apoiar e estimular a criação de empresas. No Brasil, assim como em outros países, essa tendência atende a um apreciável interesse pela carreira empresarial em alguns segmentos da sociedade, especialmente entre os acadêmicos de administração. Por isso, as instituições de ensino superior, em número crescente, estão oferecendo cursos de graduação para formar empreendedores.
É para esse público que este livro se destina: estudantes de empreendedorismo e criadores de empresas. A ideia deste projeto nasceu da percepção da necessidade de um texto abrangente, que cobrisse todas áreas de uma empresa e, também, as diretrizes para a elaboração de planos de negócios, bem como apresentasse considerações sobre o perfil comportamental do empreendedor. A acolhida positiva que o livro recebeu por parte de professores e estudantes revela o interesse pelo tema entre jovens.
Nesta segunda edição, o livro reitera o compromisso do autor com o atendimento das expectativas desse público. A estrutura básica foi mantida, mas mudanças significativas foram feitas no conteúdo e nos estudos de casos, que, em alguns capítulos, foram substituídos por situações totalmente novas.
Administração Para Empreendedores, do renomado professor Amaru, aborda o empreendedorismo de modo sério e diferenciado, com foco na elaboração de um plano de negócios. E, para tornar a aprendizagem mais fácil e didática, ao fim de cada capítulo o estudante encontra ferramentas que reforçam o objetivo do livro como “Questões para seu plano de negócios por meio de Perguntas relativas aos temas abordados, e “Estudos de caso”, cujo objetivo é desenvolver seu raciocínio analítico na formulação de decisões.
Por todas essas características, Administração Para Empreendedores é indicado para estudantes de graduação e pós-graduação em administração, bem como para alunos de cursos de ciências contábeis, gestão de negócios e processos gerenciais, além de ser ideal para empreendedores e executivos de pequenas e médias empresas.
https://www.youtube.com/watch?v=AbjwSb67HMI
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Antonio Cesar Amaru Maximiano é doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é professor. Na Fundação Instituto de Administração (FIA), atua como supervisor de projetos de consultoria e treinamento contratados por grandes empresas multinacionais. Em 2009, foi professor convidado da Université François Rabelais, em Tours. Seus interesses incluem a pesquisa e a educação sobre gerenciamento de projetos, empreendedorismo e inovação. É autor de outros livros sobre administração adotados em diversas instituições de ensino superior.