Os dois volumes desta obra refretem uma abordagem sistêmica da gestão agroindustrial que segue a tendencia observada nos mais renomados programas de MBA em agribusiness do mundo. Nesse sentido, aborda assuntos relacionados aos três principais macrossegmentos das cadeias de produção agroindustriais: produção, agropecuária, industrialização e distribuição.
O volume 1 foi dividido em quatro grandes partes: Sistemas Agroindustriais: definições e correntes metodológicas, Mercados Agroindustriais, Gestão dos Processos Agroindustriais e Gerenciamento da Produção Agrícola. A lógica de encadeamento das partes segue o esquema clássico de análise das cadeias agroindustriais, ou seja, o estudo dos aspectos ligados aos mercados consumidores do produto final, da agroindústria e, finalmente, dos aspectos relacionados com a produção agropecuária.
O volume 2 apresenta ferramentas gerais para a Tomada de decisão que podem ser aplicadas a todos os elos das cadeias de produção agroindustriais.
Livro-texto para os cursos de Engenharia da Produção Agroindustrial e Administração Rural, além dos de Agronomia voltados para o estudo de agribusiness. Leitura complementar das disciplinas SISTEMAS DE CONTROLE, ANÁLISE DE CUSTOS, PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO, MARKETING, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, LOGÍSTICA e ENGENHARIA ECONÔMICA, entre outras, dos cursos de Engenharia de Produção e Administração. Leitura para programas de treinamento empresarial e cursos de pós-graduação ligados ao estudo de agribusiness e para estudantes e profissionais que desejam conhecer os conceitos de agribusiness moderno e a forma pela qual esses novos conceitos e metodologias se traduzem em um gestão de empresas mais produtiva.
Mário Otávio Batalha
É um engenheiro químico, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Engenharia de Sistemas Industriais pelo Institut Nacional Polytechnique de Lorraine e Intitut Internacional Agroalimentaire (França), onde exerceu a função de professor visitante. É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-graduação em Gerência da Produção da Universidade Federal de São Carlos. Além disso, exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial e do curso de especialização lato sensu em Gestão Agroindustrial da mesma Universidade. É coordenador do GEPAI (Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais), autor de artigos, publicados no Brasil e no Exterior, relativos à problemática da gestão agroindustrial.