Seguindo a abordagem bottom-up – que trabalha progressivamente o desenvolvimento de redes até suas aplicações -, a quinta edição de Redes de Computadores traz importantes inovações que tem como objetivo acompanhar os acontecimentos em uma área em constante mudança.
Para começar, a obra aborda diversos assuntos atuais, como redes sem fios, redes 3G usadas por smatphones, redes peer-to-peer, mídia em tempo real e telefonia VOID. Além disso, oferece ampla cobertura aos aspectos relacionados à qualidade de serviço – tema aprofundado no Capítulo 5, “A camada de rede”.
Por todas essas características, Redes de Computadores é uma obra essencial tanto para estudantes de graduação em ciência da computação e sistemas de informação como para profissionais que aspiram atualizar e ampliar seu conhecimento.
Naturalmente, o livro também tem muitas mudanças para acompanhar o mundo constante mutação das redes de computadores. Entre elas, estão materiais revisados e novos sobre:
- rede sem fio (802.12 e 802.16);
- as redes 3G usadas por telefones inteligentes (smartphones);
- RFID e redes de sensores;
- distribuição de conteúdo usando CDNs;
- redes peer-to-peer;
- mídia em tempo real (armazenadas, streaming e ao vivo);
- telefonia na Internet (Voice over IP);
- redes tolerantes a atrasos.
Andrew Tanenbaum
Andrew Stuart Tanenbaum nascido em 16 de março de 1944, em Nova York. Em 1965 forma-se em Física no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em 1971, conclui o doutorado na Universidade da Califórnia. É conhecido como autor de vários livros na área de ciências da Computação, e também pela criação do MINIX, um sistema operacional baseado no UNIX, que servia a fins educacionais. Este mesmo sistema foi alterado por Linus Torvald, criador do Linux, para se adaptar as suas necessidades.
O núcleo Linux foi inspirado no MINIX (utilizava o sistema de arquivos e o bootloader do MINIX, porém, era uma implementação do zero). Tanenbaum ficou envolvido com as discussões do Usenet durante 1992 com Linus Torvalds, criador do Linux; so que os méritos básicos ficaram com Linus Torvalds por usar núcleo monolítico em vez de micronúcleo que Tanenbaum achou que era o meio do futuro, mas ai ja é outra historia.
Tanenbaum também implementou o Sistema operacional distribuído Amoeba e considera como sua maior obra o seu trabalho relacionado ao ensino.
Atualmente vive em Amsterdã, Holanda, país natal de sua esposa e é o chefe do Departamento de sistemas de computação, na Universidade Vrije.