Este livro aborda a trajetória histórica da paróquia e Município de Taquaruçu do Sul – RS, destacando a ação das pessoas as que protagonizaram os fatos. Embasado em gata documentação, procura traçar os principais aspectos da localidade: – O cenário geográfico; – a presença indígena; – o processo de colonização; – formação da primeira comunidade; – a criação e trajetória histórica da paróquia São Roque, que está completando meio século de existência.
Traz também o processo de emancipação e um perfil das cinco administrações. Completa o quadro, o histórico das capelas e oratórios.
Entendeu o Pároco e o Conselho da Matriz ser oportuna a publicação de um histórico da caminhada da Paróquia de Taquaruçu do Sul na passagem de seus 50 anos de existência. Fomos convidados para tal missão, talvez por que já tínhamos publicado um livro nos 25 anos, em 1986, que foi bem aceito pelas famílias e que se encontrava há muito esgotado.
Ponderei à Comissão do Jubileu da oportunidade de inserir no histórico além da trajetória da paróquia, a vida do município que encerra 23 anos, pois não havia um estudo mais completo, o que é muito procurado por estudantes e por quem gosta de se inteirar dos fatos do passado.
Foi admirável ver como as comunidades, entidades e lideranças foram prontas a colaborar, reunindo as informações solicitadas. É a consciência popular do valor de se apropriar da história, de homenagear os pioneiros e antepassados, de entender os fatos presentes e de projetar um futuro. A todos a nossa gratidão.
O atento leitor vai perceber a presença de muitos nomes de pessoas nestas páginas. Não se trata de listar nomes, mas de reconhecer a Pessoa Humana como Centro e protagonista da História, cada uma dando sua contribuição conforme seus talentos. São como tijolos que junto formam o edifício da nossa História.
Por certo no texto encontram-se equívocos, omissões e análises nem sempre corretas. Submete-se os agradecidamente a toda crítica fundamental e construtiva.
- Abaixo você encontra um vídeo demonstrando um pouco da cidade de Taquaruçu do Sul
https://www.youtube.com/watch?v=0BRRpMft5j8
Breno Antonio Sponchiado
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1989), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1993), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Concluiu em 2016 o estágio de Pós Doutorado na UFRGS, em Educação. Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen. Atua nos Cursos de Mestrado em Letras e Mestrado em Educação. Coordena o Centro de Documentação e Pesquisas Históricas do Alto Uruguai (CEDOPH). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Microhistória, Imigração e colonização do Alto Uruguai-RS, Estudos biográficos e Historiografia, História da Educação. Coordena o periódico on-line “Série CEDOPH”, acessível por http://cedoph.fw.uri.br/cadernos.php.