Princípios de marketing reúne os conceitos mais modernos sobre marketing e aplicações práticas que, juntos, ilustram como criar valor para o cliente e como fidelizá-los, diante das constantes oscilações econômicas pelas quais passam os mercados.
Repleto de casos e exemplos de empresas globais, internacionais e brasileiras, este livro ressalta também o importante papel que a tecnologia desempenha no marketing contemporâneo para gerar vantagem competitiva às organizações e se faz indispensável para alunos e gestores das mais diferentes áreas.
Parte I – Definição de marketing e o processo de marketing; Capítulos: 1. Criação de captura de valor para o cliente; 2. Estratégia empresarial e de marketing: criação de parceria para construir relacionamento com os clientes;
Parte II – Entendimento do mercado e dos clientes; Capítulos: 3. Análise do ambiente de marketing; 4: Administração das informações de marketing para obter insights dos clientes; 5. Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor; 6. Mercados organizacionais e comportamento de compra do consumidor;
Parte III – Elaboração de uma estratégia e de um mix voltados para o cliente; Capítulos: 7. Estratégia de marketing orientada para o cliente: criação de valor para clientes-alvo; 8. Produtos, serviços e marcas: criação de valor para o cliente; 9. Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida dos produtos; 10. Determinação de preços: entendimento e captura de valor para o cliente; 11. Estratégias de determinação de preços: considerações adicionais; 12. Canais de marketing: entrega de valor para o cliente; 13. Varejo e atacado; 14. Comunicação do valor para o cliente: estratégia de comunicação integrada de marketing; 15. Propaganda e relações públicas; 16. Venda pessoal e promoção de vendas; 17. Marketing direto e on-line: construção de relacionamento direto com os clientes;
Parte IV – Marketing ampliado; Capítulos: 18. Criação de vantagem competitiva; 19. O mercado global; 20. Marketing sustentável: responsabilidade social e ética; Apêndices: 1. Plano de marketing; 2. Marketing por meio de números; 3. Carreiras no marketing;