Soluções, velocidade, excelência, ser competitivo e crescimento contínuo. Essas são as palavras do momento e que ficarão em evidência nos próximos anos. As tecnologias existentes até os anos finais do século passado não estavam correspondendo integralmente a essas demandas. Se surge um problema, a solução é esperada em pouco espaço de tempo. Inclusive já existem posições de importância rotuladas de gerência de soluções. A velocidade é um imperativo disseminado por toda a organização. Se um processo crítico demanda 25 horas e 32 minutos, a expectativa é de se reduzir o máximo possível para que a organização possa mais rapidamente atingir suas metas. Excelência, competitividade e crescimento contínuo serão alcançáveis na medida em que se alcance a velocidade desejada e as soluções surjam, muitas vezes, como num passe de mágica.
A gestão de processos chegou para permitir que as organizações alcancem a excelência e daí o crescimento. Tecnologias existentes têm condições para alcançar esses propósitos e, certamente, algumas não têm condições de impor a velocidade desejada, nem mesmo oferecer soluções no minuto seguinte à existência de um problema. Mas todas podem se valer dessa nova tecnologia que chegou e tem condições concretas de interagir com outras tecnologias bastante conhecidas e assim oferecer resultados de superior magnitude.
A atualização e revisão desta edição, com maior detalhamento da gestão de processos, não só em capítulo específico, mas também nos demais capítulos, oferece condições para que o alunado e os profissionais busquem e encontrem caminhos para o sucesso pessoal e profissional e, por via de consequência, benefícios para os negócios das organizações.
Aplicação:
Livro-texto para a disciplina Organização, Sistemas e Métodos do curso de Administração de Empresas. Leitura complementar para as disciplinas Teoria Geral de Administração, Teoria das Organizações, Introdução à Administração e matérias eletivas (livre escolha) que tratam de temática ligada à gestão de processos, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia e arquitetura organizacional. E está em conformidade com a Resolução CNE/CES no 4, de 13-7-2005, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Também indicado para cursos stricto (principalmente mestrado) e lato sensu que envolvam a teoria e a prática organizacional como cenários essenciais.
Luis César G. de Araujo
Luis César G. de Araujo é doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), mestre em Administração Pública pela University of California, Los Angeles (UCLA), pós-graduado, com Certificado de Especialista em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, e graduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE/FGV). Leciona regularmente na graduação, no mestrado nos cursos MBA e no doutorado. É pesquisador, conferencista e consultor organizacional de instituições publicas e de empresas privadas no Brasil e no exterior.