O direito comercial brasileiro está atravessando um período muito rico, de verdadeira revitalização. Congressos e seminários em todas as regiões do país, animadora produção de artigos e livros de qualidade, lançamento de revistas especializadas, acirrado debate em torno do Projeto de Código Comercial são alguns dos sinais deste vigoroso movimento.
A revitalização do direito comercial brasileiro não tem importância somente para os profissionais e estudiosos da área. Ela cria as condições para a maior eficácia das normas de proteção do investimento privado e, assim, beneficia diretamente a economia; e, em consequência, a coletividade.
O novo direito comercial brasileiro tem se erguido sobre os alicerces da argumentação por princípios. É a fundamentação principiológica, num processo ainda em curso, que liberta as asas da renovação e areja o ambiente comercialista.
O “Manual de Direito Comercial” vem cumprindo seu específico papel nesse movimento. Como obra de vulgarização da disciplina de maior vendagem, contribui, desde sua primeira edição em 1988, para tornar mais fácil e prazeroso o estudo do direito comercial. Não poderia, portanto, ficar à margem da revitalização. Acolhe, assim, com entusiasmo a discussão principiológica.
A rigor, é o direito comercial brasileiro que tem algo de “novo”, e com isso o Manual naturalmente se renova. E, embora renovado, continua a ser o que o seu título diz: algo para se ter à mão.Trata-se de um guia, ou seja, de um instrumento que permite aos estudantes e profissionais do direito se localizarem mais facilmente no fascinante mundo do direito comercial.
O livro não se preocupa com as muitas e interessantes discussões doutrinárias e jurisprudenciais que permeiam cada um dos temas que aborda, contentando-se em fazer, quando necessário, apenas uma menção da existência de controvérsias, posições variadas ou divergências. Mas, apesar dos estreitos limites dos objetivos a que se propõe, não deixa de explicitar o entendimento do autor sobre as questões fundamentais da matéria, mantendo uma linha de coerência e rigor indispensável a qualquer dissertação científica ou tecnológica.
A reunião de todos os assuntos do direito comercial, em suas principais divisões (parte geral, direito societário, títulos de crédito, direito falimentar e contratos empresariais), em um único volume, somente poderia ter sido feita a partir de uma seleção. Opta-se, em primeiro lugar, por tratar daquilo que cada tema tem de essencial. Para o aprofundamento de qualquer assunto em particular, deverá o leitor socorrer-se da bibliografia comercialista específica. Em segundo lugar, evita-se a transcrição, pura e simples, de dispositivos de lei, tendo em vista a facilidade de sua consulta em outras publicações.
O prazer que tenho tido, nestes anos todos, de escrever e reescrever esse livro espero que seja igual ao de colegas e alunos ao utilizá-lo.
- Abaixo você pode assistir uma entrevista com o Professor Fábio Ulhoa Coelho falando sobre o direito comercial e mais alguns tópicos relatados no livro.
https://www.youtube.com/watch?v=0yxsDBmgDaE
FÁBIO ULHOA COELHO
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Direito Comercial desde 1982. É autor de várias obras jurídicas na área, como o Curso de Direito Comercial, em 3 volumes, e Comentários à Lei de Falências e de Recuperação de Empresas, publicados pela Editora Revista dos Tribunais. É advogado.