Em 1977, logo depois da revolução contábil no Brasil trazida pela edição da Lei das S.A. (Lei nº 6.404/1976), a Fipecafi foi procurada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para editar o Manual de contabilidade das sociedades por ações, que visava orientar as empresas, os profissionais e o mercado a respeito de tantas e importantes evoluções, já que praticamente tudo o que havia de novidade em matéria contábil nessa lei já vinha sendo pesquisado e ensinado no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP.
A partir, principalmente, de 1990, com a criação da Comissão Consultiva de Normas Contábeis, a CVM passou a emitir um grande conjunto de normas já de acordo com as normas do IASB, dentro dos limites que a Lei permitia. Ao longo de várias edições, o Manual foi incorporando as normas, além de diversas outras evoluções.
Com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em 2005, e a edição das Leis nos 11.638/2007 e 11.941/2009, produziu-se enorme conjunto de novas normas, aprovadas pela CVM e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), já com a convergência completa às normas internacionais de contabilidade. Essa tem sido a grande revolução contábil deste século no Brasil.
Em função dessa transformação, a Fipecafi deliberou por produzir este Manual de contabilidade societária, totalmente de acordo com os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações do CPC e com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB. Ao grupo de autores do Manual anterior agregou-se o Prof. Ariovaldo dos Santos, que também tem dedicado enorme parte de sua vida, como profissional e como acadêmico, ao desenvolvimento da contabilidade brasileira.
Aplicação:
Texto complementar para as disciplinas Contabilidade Geral, Contabilidade Comercial, Contabilidade Intermediária, Contabilidade Avançada, Teoria da Contabilidade, Contabilidade Internacional e Estrutura e Análise de Balanços dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Leitura de relevância profissional para consulta e atualização.
Autores
Ernesto Rubens Gelbcke é membro de conselhos, auditor e fundador de renomada empresa de auditoria. Professor da FEA/USP até 2003 e da Fipecafi. Atuante no desenvolvimento das normas contábeis e de auditoria via Ibracon, CFC e Comissão Consultiva da CVM e, internacionalmente, via IASC/IASB e IFAC. Membro do CPC, no qual foi Vice-Coordenador Técnico. Autor de pareceres e estudos técnicos sobre temas contábeis, de auditoria e de governança. Eleito Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade.
Ariovaldo dos Santos é professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, autor do livro Demonstração do valor adicionado e coautor de Retorno de investimento e Contabilidade das sociedades cooperativas, publicados pelo GEN | Atlas. Autor de inúmeros trabalhos publicados em revistas especializadas e científicas, além de parecerista em assuntos relacionados à contabilidade societária. Ex-presidente da Fipecafi, chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e Coordenador Técnico da revista Melhores e Maiores desde 1996.
Sérgio de Iudícibus é professor emérito da FEA/USP, professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da PUC-SP e membro vitalício do Conselho Curador da Fipecafi. Coordenador e coautor dos livros Contabilidade introdutória e Teoria avançada da contabilidade, autor das obras Análise de balanços, Contabilidade gerencial e Teoria da contabilidade e coautor de Análise de custos, Contabilidade comercial, Curso de contabilidade para não contadores e Introdução à teoria da contabilidade, todos publicados pelo GEN | Atlas.
Eliseu Martins é professor emérito da FEA/USP. Autor do livro Contabilidade de custos, coautor de Contabilidade introdutória, Análise avançada das demonstrações contábeis, Teoria da contabilidade e outros, publicados pelo GEN | Atlas, além de coautor de Manuais de contabilidade e de custos de diversas instituições financeiras. Ex-diretor da CVM.