Prestes a completar meio século da primeira publicação, Instalações Elétricas chega à sua 16ª edição como a maior referência bibliográfica sobre o tema na literatura técnica brasileira. Hélio Creder, ícone da Engenharia no país, deixou legado indelével tanto no mercado profissional quanto no meio acadêmico. Uma equipe renomada, liderada pelo Professor Luiz Sebastião Costa, cuidou com esmero e profundo saber da atualização desta incomparável obra.
Objetiva e didática, esta publicação consegue aliar teorias à prática, com maestria, no que consiste em uma das características mais importantes e valiosas a profissionais da área e também a docentes e estudantes de graduação em Engenharia, além de cursos tecnólogos e técnicos.
O conteúdo foi atualizado de acordo com as especificações vigentes na área (em especial a Norma ABNT NBR ISO/CIE 8995 1:2013), uma das premissas imprescindíveis a um livro que pretenda discorrer sobre o tema. A utilização de ferramentas computacionais – como o programa DIALux – auxiliam na aprendizagem eficiente de projeções e instalações.
- Abaixo você encontra um curso grátis sobre o assunto abordado neste livro pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UniVesp):
https://www.youtube.com/watch?v=15QCjrbgiag&list=PLxI8Can9yAHcpOFCtbC3Mboef2ZDEB60J
Hélio Creder
Hélio Creder (1926-2005) foi professor da disciplina “Instalações Elétricas” nos cursos de Engenharias Civil e Elétrica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), durante a década de 1960. Além disso, atuou como docente na Universidade do Estado da Guanabara (FEUEG), atual UERJ, e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – lecionando as disciplinas “Instalações” e “Acústica” – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como diretor-fundador da Hélio Creder Engenharia Ltda., foi o engenheiro responsável por diversos projetos de consultoria e de instalações desde 1966 até o ano de sua morte. Foi também o engenheiro responsável pelas instalações e obras civis no Campo de Provas da Marambaia (1960-1962), engenheiro projetista de instalações na Diretoria de Obras e Fortificações do Exército (1960-1969) e engenheiro da Comissão Especial na cidade de Lorena, São Paulo (1969). Recebeu o Diploma do Mérito Profissional conferido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e o título de “Notório Saber”, pela UFRJ.