Nesta segunda edição, melhorada e atualizada, Tanenbaum e Van Steen apresentam os detalhes de funcionamento dos sistemas distribuídos, bem como as tecnologias subjacentes.
Ao separar princípios de paradigmas, os autores mostram como os princípios se relacionam uns com os outros, discutindo quatro classes diferentes de sistemas distribuídos, o que permite uma percepção ainda mais abrangente do conteúdo apresentado.
Entre as novidades estão:
- novo capítulo sobre arquiteturas em sistemas distribuídos, abrangendo arquiteturas de sistemas, arquiteturas de software e sistemas auto-gerenciadores;
- expansão do tratamento de sistemas peer-to-peer, englobando técnicas básicas e aplicações;
- novo material sobre computação em grade e serviços Web;
- novo material sobre virtualização e seu papel em sistemas distribuídos;
- extensão do tratamento da sincronização distribuída de relógios, incluindo material sobre sistemas baseados em GPS;
- novos exemplos e estudos de caso para explicar os princípios de sistemas distribuídos;
- capítulos atualizados sobre paradigmas para sistemas distribuídos.
Com apresentação clara, concisa e atraente e cobertura equilibrada e sistemática de princípios, conceitos avançados e tecnologias de sistemas distribuídos, é obra de referência tanto para professores quanto para alunos e profissionais da área.
- Abaixo você encontra um vídeo com alguns conceitos básicos relacionado a seguinte obra abordada:
https://www.youtube.com/watch?v=BSufWy0ZIeo
Andrew S. Tanenbaum
Andrew S. Tanenbaum é bacharel em ciências pelo MIT e Ph.D. pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Atualmente é professor de ciências da computação na Vrije Universiteit em Amsterdã, nos Países Baixos. Foi reitor da Advanced School for Computing and Imaging, uma escola de pós-graduação interuniversitária que realiza pesquisas sobre sistemas paralelos, distribuídos e de processamento de imagens avançados. Também foi professor da Academia Real de Artes e Ciências dos Países Baixos, o que o impediu de tornar-se um burocrata. Além disso, recebeu o renomado European Research Council Advanced Grant.
No passado, fez pesquisas sobre compiladores, sistemas operacionais, sistemas de redes e sistemas distribuídos. Atualmente, concentra-se em pesquisas sobre sistemas operacionais confiáveis e seguros. Esses projetos de pesquisa levaram a mais de 175 artigos avaliados em periódicos e conferências. Tanenbaum é também autor e coautor de cinco livros, que foram traduzidos para 20 idiomas, do basco ao tailandês, e são utilizados em universidades do mundo todo. No total, são 163 versões (combinações de idiomas + edições) de seus livros.
Tanenbaum também criou um volume considerável de softwares, especialmente o MINIX, um pequeno clone do UNIX. Ele foi a inspiração direta para o Linux e a plataforma sobre a qual o Linux foi desenvolvido inicialmente. A versão atual do MINIX, denominada MINIX 3, agora visa ser um sistema operacional extremamente confiável e seguro. O Prof. Tanenbaum considerará seu trabalho encerrado quando nenhum usuário tiver qualquer ideia do que significa uma falha do sistema operacional. O MINIX 3 é um projeto open-source em andamento, ao qual você está convidado a contribuir. Entre em <www.minix3.org> para baixar uma cópia gratuita do MINIX 3 e fazer um teste. Existem versões para x86 e ARM.
Os alunos de Ph.D. do professor Tanenbaum seguiram caminhos gloriosos. Ele tem muito orgulho deles. Nesse sentido, ele é um orientador coruja.
Associado à ACM e ao IEEE e membro da Academia Real de Artes e Ciências dos Países Baixos, ele recebeu vários prêmios científicos da ACM, IEEE e USENIX. Se você tiver curiosidade a respeito deles, consulte sua página na Wikipedia. Ele também possui dois doutorados honorários.