A proposta pedagógica de Análise e Projeto de Sistemas é apresentar para estudantes da área e de cursos afins o conteúdo da disciplina tal como ela é aplicada no mundo real. São contempladas todas as etapas e a sequência adotadas na ordem do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. O objetivo é fornecer aos estudantes proficiência, prática e familiarização relacionadas às diferentes situações e necessidades apresentadas no exercício profissional cotidiano.
Os capítulos foram agrupados em quatro partes correspondentes às fases comuns a projetos: Planejamento, Análise, Projeto, e Implementação. São características relevantes desta obra o enfoque na prática da APS; a complementação do assunto com exemplos de sucessos e fracassos; a incorporação de orientação a objetos aos conceitos e técnicas tradicionais; e a relevância da metodologia de projeto. De acordo com a progressão do texto, o leitor adquire um entendimento das características do comportamento organizacional, tais como o gerenciamento de mudanças e a formação de equipes.
Os professores que a adotarem terão uma ferramenta formidável para auxiliar no desenvolvimento de projetos práticos e, ainda, materiais suplementares bastante variados, que incluem exercícios práticos, casos reais, apresentações e mini casos – traduzidos ou em inglês. Para o estudante, há um questionário de múltipla escolha.
O detalhamento desse material encontra-se no Prefácio da obra e o acesso está disponível, mediante cadastro, no site da LTC Editora | GEN – Grupo Editorial Nacional.
- Abaixo você encontra uma vídeo aula abordando o conteúdo tratado neste livro:
https://www.youtube.com/watch?v=lFCvwUPJ2UI
Alan Dennis
Alan Dennis graduou-se em Ciência da Computação pela Acadia University; obteve o título de mestre em Administração de Empresas pela Queen’s University, ambas no Canadá, e o de doutor em Sistemas de Gerenciamento de Informação pela University of Arizona, nos Estados Unidos. Atualmente é professor de sistemas de informação e ocupa a cátedra John T. Chambers de Sistemas de Internet na Kelley School of Business da Indiana University. Recebeu o prêmio AIS Fellow da Association for Information Systems em 2012, pela relevância de suas contribuições à disciplina, à pesquisa, ao ensino e aos serviços. É autor de quatro livros e mais de 150 trabalhos de pesquisa, tendo publicado 19 artigos em revistas conceituadas.