Site Overlay

Metodologia do Conhecimento Científico – Pedro Demo

001.8 / R934m      Exemplares: 03

Esta obra mantém as características do livro Metodologia Científica em ciências sociais, do mesmo autor, havendo entre eles, no entanto, continuidades e descontinuidades. Há continuidade por persistir a ligação com a teoria crítica do conhecimento, o débito social da ciência, a visão dialética histórico cultural, o sentido da metodologia também alternativa. Há descontinuidade no sentido de que o tom pós-moderno aparece ostensivamente, não em termos de sua adoção, mas de seu ambiente de discussão.

Além das potencialidades, são trabalhados igualmente os limites da ciência, vistos agora não só pela rota da hermenêutica, mas também da complexidade de toda realidade do teor não linear. A distinção entre ciências humanas e naturais torna-se menos distinta, tendendo a desaparecer em termos metodológicos, ainda que sobrevivam, naturalmente, suas histórias próprias.

Lateja no texto a expectativa de que a natureza é dialética, dotada de dinâmica intrínseca não linear e complexa, perpassada pelo devir histórico, embora em níveis sempre diversificados, como são do macro universo da astronomia, o do microuniverso dos átomos e partículas subatômicas, bem como o de nossa existência real. Para captar tamanha complexidade dinâmica é mister rever paradigmas metodológicos excessivamente formalizantes, ainda que, em termos científicos, o método busque a precisão formal para captar realidades intrinsecamente imprecisas. Essa cisão já é suficiente para alimentar polêmica interminável, porquanto nossa mente tenta padronizar dinâmicas que são dinâmicas porque fogem a padrões fixos.

Por fim, o texto busca apresentar sugestões de como produzir ciência concretamente, girando em torno do conceito e da prática da pesquisa como princípio científico e educativo.

Aplicação

Texto de referência para as disciplinas Metodologia da pesquisa científica, Sociologia do conhecimento, introdução à ciência e Filosofia da Ciência, de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais, como Filosofia, História, Ciência Política, Antropologia e Educação

Pedro Demo

Pedro Demo é Ph.D em SociolResultado de imagem para Pedro Demoogia pela Alemanha Ocidental. Defesa de tese em 1971 e publicada em alemão em 1973. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), da Universidade Federal do Fluminense (UFF) e do Instituto de Pesquisas Universitárias do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Cândido Mendes (UCAM), entre 1972 e 1974. Desde 1976 é professor da Universidade de Brasília (UnB), onde se tornou professor titular a partir de 1981. É autor de Introdução à Sociologia: complexidade, interdisciplinar e desigualdade social, Aprender como autor, Educação hoje: “Novas” tecnologias, pressões e oportunidades e O mais importante da educação importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes