Algoritmos Estruturados é o resultado da experiência adquirida pelos autores no ensino e na prática do uso acadêmico e profissional dos computadores eletrônicos. Destina-se não apenas aos estudantes que iniciam o curso universitário, mas a todas as pessoas que desejam ou precisam adquirir o conhecimento destas máquinas e de sua utilização, através de uma ou mais linguagens de programação.
Algoritmos Estruturados faz uma introdução à Ciência da Computação, com um histórico e uma descrição dos computadores, oferecendo em seguida uma metodologia simples, gradativa e sistemática, destinada ao desenvolvimento de algoritmos. Esta metodologia visa atingir os objetivos da denominada Programação Estruturada, com um produto final claro, de fácil elaboração, e de fácil entendimento. O texto parte de uma abordagem global do problema para obter módulos de uma forma natural, através de refinamentos sucessivos. Esta edição inclui um apêndice com soluções para vários exercícios propostos no livro.
Autorias
Harry Farrer, Christiano G. Becker, Eduardo C. Faria, Helton Fábio de Matos, Marcos A. dos Santos e Miriam L. Maia são Professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Harry Farrer é professor aposentado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Christiano Gonçalves Becker possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor assistente dessa instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações em engenharia, cálculo estrutural e engenharia de software
Eduardo Chaves Faria tem mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente leciona para o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Helton Fábio de Matos tem mestrado em Ciência da Computação. É professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Marcos Augusto dos Santos possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Tem experiência na área de ensino da computação, algoritmos, otimização e bioinformática.
Miriam Lourenço Maia possui bacharelado e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora titular A do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em algoritmos e técnicas de programação, atuando principalmente nos seguintes temas: programação estruturada, algoritmos estruturados, análise numérica, Pascal e cálculo numérico. Além disso, possui um vasta experiência em administração acadêmica, tendo ocupado os cargos de diretora do Instituto de Ciências Exatas da UFMG e coordenadora do curso de Ciência da Computação na UFMG e no Uni-BH.