O livro traz a inovação como fator essencial para o aumento da competitividade em nível organizacional e no âmbito do desenvolvimento econômico do país. O autor explora aspectos relacionados à economia e à gestão da inovação que vão do pensamento marxista e schumpeteriano à atualidade que requer o envolvimento de equipes multidisciplinares. Mostra uma visão consolidada de fatos focada na realidade brasileira, isto é: na realidade de um país com características de países em desenvolvimento, dadas as baixas taxas de escolaridade e atividade tecnológica, mas que também possui uma elevada capacidade para desenvolver e utilizar tecnologias. O autor encerra discutindo oportunidades abertas pela Tecnologia da Informação para inovar e criar novas práticas de gestão organizacional.
Esta segunda edição atualiza e aprofunda temas da economia e da gestão da inovação que ganharam relevância desde o lançamento do livro 2006, em função de mudanças tecnológicas e de avanços na literatura especializada.
Do ponto de vista tecnológico, inovações radicais vêm emergindo na nanotecnologia, nas ciências cognitivas, na biotecnologia e nas tecnologias da informação, seja isoladamente ou pela convergência entre essas áreas do conhecimento. Os adventos do big data e da computação em nuvem renovam as possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócios. Estima-se que 80% dos dados hoje existentes foram gerados nos últimos dois anos, fato que eleva o potencial de análise, manipulação e distribuição de informações a patamares inimagináveis poucos anos atrás. Isso vem permitindo a multiplicação de redes temáticas virtuais, o advento da cauda longa, a intensificação das inovações em serviços e a globalização da indústria, dos mercados e das tecnologias. Os aportes teóricos mais recentes refletem a necessidade de avaliar os impactos econômicos e organizacionais desse turbilhão de mudanças, atribuindo maior peso a temas como prospecção tecnológica, propriedade intelectual e aos novos arranjos institucionais que condicionam e potencializam a difusão de inovações.
Paulo Bastos Tigre
Professor Titular (aposentado) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve projetos sobre diferentes aspectos econômicos da inovação tecnológica, especialmente nas tecnologias da informação e comunicação. Graduado em Economia pela UFRJ; Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE; e PhD em Política Científica e Tecnológica pela University of Sussex (Inglaterra, 1982). Foi pesquisador visitante no Centre for Latin American Studies da Universidade da California, Berkeley e da Universidade de Paris XXII. Autor de “Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil”, Editora Elsevier, 2006.