Transitar confortavelmente por entre as diversas facetas que o tema educação apresenta é privilégio para poucos estudiosos, que por anos dedicam-se às áreas de epistemologia, política, gestão, formação e tecnologia. Em verdade, dominar o assunto pertinente a uma só destas já é trabalho hercúleo,
dado o grau de complexidade que frequentemente apresentam. Mesmo versar proficientemente sobre este ou aquele assunto, ao menos por vezes, se mostra um desafio e tanto. Avalizem-me os que já “transpiraram sangue” no desenvolvimento de teses e dissertações, e, porque não dizer, os que já sofreram com suas monografias e trabalhos de conclusão. Quisera termos o dobro da capacidade mental, o triplo do tempo para pensar e escrever, dez vezes mais conhecimento… A educação e, em especial, a Educação a Distância, tem sido objeto de incontáveis pesquisas e trabalhos desenvolvidos
por autores de renome nacional e internacional, entre estes Humberto Maturana, Pierre Lévy, Gimeno Sacristán, Liane Tarouco, Vani Kenski, sendo o material produzido por estes, indubitavelmente, considerado de inestimável valor para o aprimoramento das práticas educacionais. No entanto, pareceme imprescindível destacar que, por outro caminho, não contrário e muito menos incompatível, mas em si diferente, milhares de pessoas “escrevem”, por meio de seu viver, de seu praticar e vivenciar, histórias que contribuem, de maneiras diversas e muitas vezes sutis, para a comprovação ou rejeite das
teorias e propostas que se apresentam com o passar dos anos. Fazer Educação a Distância talvez seja fácil, entretanto, mediar processos de construção de conhecimento é labor para poucos, que por meio de (trans)formações e (capacit)ações se tornam capazes de intervir sutilmente em processos, sem tolher
Educação a Distância no IF Farroupilha: multiplicando experiências iniciativas nem enfatuar ideias, mas apenas a fim de desvelar possibilidades e despertar curiosidade. As histórias aqui contadas são resultantes de experiências in loco, e mesmo da vivência de situações muitas vezes desconhecidas por quem ousa teorizar. Resultado “matemático” de equações que multiplicam amor, que dividem atenções, que somam dedicação e esforço. Não são histórias de Pedro ou de Maria, mas de mãos que contribuem para auxiliar o outro no caminho do crescimento como pessoa, como cidadão que pode e deve contribuir com a sociedade do hoje e do amanhã. O exercício de leitura destes textos nos remete à analogia da imagem no espelho. É necessário, e imensamente salutar, analisar cada parte e o todo. Buscar captar, nos detalhes, as imperfeições presentes, sem, no entanto, perder a compreensão do conjunto. E, a partir de então, conectar os diversos “fios de conversa”, a fim de compor a melhor imagem possível. A sabedoria, diferentemente do conhecimento, consiste em ter capacidade para discernir o que é bom do que é ruim, o que é conveniente do que não o é. Ser sábio, portanto, não se resume a conhecer ou dominar algo, mas em fazer o correto uso da vantagem que se obtém a partir de tal. Estes sábios, para além de fazerem, o fazem com prazer, porque sabem que de suas ações podem resultar mudanças significativas nas vidas daqueles que hoje confiam em suas orientações, seus conselhos, suas visões. Assim, nesta Educação a Distância que se propõe, o
aprender, construído a muitas mãos, num movimento dialógico, recorre a ferramentas tecnológicas diversas e a trocas de experiências, dando e mudando opiniões, (re)construindo conceitos, no afã de entender o porquê das coisas. Transitando Educação a Distância no IF Farroupilha: multiplicando experiências entre significados e significantes, a fim de buscar estímulos à construção de novos conhecimentos, ora encontra-se virtual,
ora físico. Cria e gesta, sem descomprometer-se com o processo de aprendizagem, um ambiente onde laços de amizade podem gerar a força necessária ao enfrentamento das dificuldades que porventura advenham. Participar de uma comunidade que tem um objetivo comum é privilégio. E tanto o é, que por força da coesão que se forma entre seus participantes, os resultados tendem a ser muito maiores do que os inicialmente projetados. Toma-se
como exemplo os destes educadores que aqui, por meio de seus textos, traduzem com rara beleza o trabalho realizado por amor à educação e esperança em um futuro melhor.
André Hellvig
Coordenador Geral da Rede e-Tec Brasil – IFFar
Nos capítulos do livro intitulado “Educação a Distância no IF Farroupilha: multiplicando experiências”, abordaremos temáticas acerca da concepção epistemológica, da formação continuada, da gestão e políticas públicas e das tecnologias educacionais que envolvem essa modalidade educacional.
E para melhor compreendermos os caminhos que levaram a escrita deste livro, entendemos que se torna pertinente contextualizar a Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha ou IFFar).
Este livro surge a partir da seleção de trabalhos submetidos em resposta à chamada pública realizada por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Educação a Distância (Edital IFFar n. 462, de 13 de dezembro de 2016). Neste livro são apresentados os quinze trabalhos selecionados para multiplicar
as experiências na Educação a Distância (EaD). Os trabalhos contemplam as atividades realizadas no âmbito dos Cursos Técnicos Subsequentes na modalidade de EaD, com relatos de práticas em diversas áreas do conhecimento. Assim, este livro procura resgatar em sua concepção as experiências vivenciadas nas práticas de formação e capacitação, nos estudos teórico-práticos dedicados à referida modalidade, no planejamento, na prática da sala de aula virtual no decorrer desses anos de oferta da modalidade EaD no IFFar, por meio de Programas Governamentais, que coincidentemente em 2017
completam 10 anos. Apresentamos, pois, um breve resumo de cada capítulo da presente coletânea.
Livro disponível para download: Acesse aqui
Capítulo 1 – Características do processo de ensino-aprendizagem dos cursos EaD do IFFar Campus Santa Rosa
Franciele Meinerz Forigo; Graciele Hilda Welter; Schana Shirley Silva; Mariéle Link
O Capítulo 1 aborda a utilização dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) como um recurso potencializador da aprendizagem, especialmente na modalidade EaD. Contextualiza-se a experiência da utilização do ambiente virtual MOODLE no campus Santa Rosa e, a partir
dessa experiência, destacar características do processo da aprendizagem mediado pela tecnologia. A reflexão traçada no texto reconhece que as tecnologias potencializam o processo de ensino-aprendizagem e evidencia características importantes, entre elas, a interatividade, a pesquisa e a autonomia.
Capítulo 2 – Formação Continuada: capacitação de profissionais que atuam nos cursos de Educação a Distância no Instituto Federal Farroupilha
Graciele Hilda Welter; Franciele Meinerz Forigo; Morgani Mumbach
O Capítulo 2 discorre sobre a formação continuada dos profissionais que atuam na EaD e, para isso, as autoras partem da descrição de algumas características identificadas no “Curso de Formação Continuada em EaD: articulando saberes no IF Farroupilha”, que foi proposto no ano de 2016 pela Diretoria de Educação a Distância do IF Farroupilha e do qual as autoras participaram.
Capítulo 3 – O trabalho do tutor a distância e presencial nos cursos técnicos em Educação a Distância no IFFar
Elis Angela Botton; Jonathan Donato Pippi; Tainer Botelho dos Santos
O Capítulo 3 apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo conhecer o trabalho do tutor nos cursos técnicos EaD do Instituto Federal Farroupilha, suas características e especificidades de seu trabalho, tomando como referência a teoria da dialogicidade de Freire. Para tal, foram aplicados questionários, analisados a partir de uma matriz da dialogicidade (2005), ao objetivar a promoção da reflexão e do aperfeiçoamento do trabalho de tutoria. A análise do trabalho do tutor a partir dos princípios da dialogicidade mostrou-se importante, uma vez que permitiu analisar vários aspectos de seu trabalho, mas que está centrado no diálogo com os alunos, professores e coordenação a partir da vivência no mundo.
Capítulo 4 – A importância da Prática Profissional Integrada na formação discente
Jamile Fabbrin Gonçalves; Paulo Duran dos Santos Molina; Katiane Rossi Haselein Knoll
O Capítulo 4 aborda a Prática Profissional Integrada (PPI) no Curso Técnico em Agroindústria Subsequente EaD do Campus Alegrete e seus desdobramentos. Assim, é relatada a experiência de desenvolvimento da PPI situando os objetivos da mesma e o delineamento das etapas envolvidas no processo, desde a organização dos grupos com os alunos até as reuniões organizadas entre os docentes e a coordenação do curso. Nessa
direção, os autores destacam a importância dessa prática para que os alunos possam vivenciar o mundo do trabalho e os docentes possam propor práticas interdisciplinares, dando mais significado e sentido ao currículo.
Capítulo 5 – Promoção à permanência e êxito do aluno da EaD
Solange Mol; Deisi Wegermann
O Capítulo 5 relata que a EaD trouxe muitas vantagens para seus usuários, como o encurtamento da distância entre instituição de ensino e aluno e a gestão do tempo para o estudo. Nessa modalidade educativa existe uma rede colaborativa composta de atores que atuam de forma a dar o suporte
necessário ao educando. Os Polos presenciais servem de apoio ao educando, seja para uso de equipamentos, internet ou material de estudo, bem como um lugar para interagir e aprender individualmente e no coletivo. Com o objetivo de contribuir nesse processo de aprendizagem, o trabalho relata algumas experiências que contribuíram para a permanência e sucesso do aluno EaD vinculado ao Polo de Apoio Presencial da UAB em Panambi-RS.
Capítulo 6 – A Administração e o planejamento estratégico na gestão da EaD: vivências práticas no Campus Alegrete
Katiane Rossi Haselein Koll; Fábio Diniz Rossi; Rumenigue Hohemberger
O Capítulo 6 apresenta como o planejamento estratégico pode contribuir para o desempenho da gestão escolar da modalidade Educação a Distância em Instituições Públicas e, para tanto, se utiliza da experiência realizada no Campus Alegrete, no desenvolvimento de uma ferramenta administrativa muito utilizada para a realização de Planejamentos Estratégicos.
Capítulo 7 – Análise da relação entre interatividade e aprendizagem de alunos no AVEA MOODLE
Eduardo Dalcin; Renira Carla Soares
O Capítulo 7 tem o objetivo de fazer uma análise da relação entre interatividade e aprendizagem no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) MOODLE, envolvendo alunos do Curso Técnico em Informática Subsequente EaD. Para isso, as observações realizadas procuraram analisar as interatividades efetuadas pelos alunos e sua relação com a aprendizagem.
Capítulo 8 – Breve estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no Curso Técnico em Informática para Internet na modalidade EaD no Campus São Borja
Cristiane Araújo Rapeti da Silva; Alex Eder da Rocha Mazzuco
O Capítulo 8 tem como objetivo analisar os fatores que interferiram na evasão discente no Curso Técnico em Informática para a Internet na modalidade a distância do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no que se refere às turmas de 2014 e 2016. Visa também verificar qual a percepção dos
tutores presenciais e a distância em relação a essa evasão, propondo, assim, alternativas de minimizar essa problemática, para que esta não ocorra em novos cursos ou turmas ofertadas pela instituição.
Capítulo 9 – Reflexões sobre os perfis na EaD: o professor, o tutor e o aluno no IF Farroupilha
Jean Oliver Linck; Tanier Botelho dos Santos
O Capítulo 9 apresenta reflexões acerca da importância e dos perfis dos atores envolvidos nos processos de ensino aprendizagem mediados na Educação a Distância (EaD). Para a análise partiu-se da prática de desenvolvimento e aplicação realizada no curso “Formação Continuada em EaD: Articulando Saberes no IF Farroupilha”.
Capítulo 10 – Prática exitosa de uma formação em EaD para a qualificação dos profissionais da saúde: um relato de experiência
Versiéri Oliveira de Almeida; Sabrina Azevedo Wagner Benetti
O Capítulo 10 objetiva descrever a importância do desenvolvimento de um curso de formação continuada em EaD para profissionais que atuam no Setor de Saúde dos diversos campi do IFFar.
Capítulo 11 – A satisfação dos estudantes do IFFar sobre o Curso Técnico em Administração
Nuvea Kuhn; Claudio Edilberto Höfler; Schana Shirley Silva
O Capítulo 11 teve como objetivo analisar a satisfação dos estudantes sobre o Curso Técnico em Administração Subsequente EaD do Campus Santa Rosa, ao utilizar as seguintes metodologias: exploratória, descritiva e bibliográfica para a realizar o referido trabalho.
Capítulo 12 – Sobre as relações entre artefatos didáticos do MOODLE e as abstrações da aprendizagem de Piaget
Fábio Diniz Rossi; Paulo Silas Severo de Souza; Wagner dos Santos Marques
O Capítulo 12 se utiliza dos argumentos teóricos desenvolvidos por Piaget em relação às abstrações da aprendizagem para discutir os artefatos disponíveis no MOODLE e assim classificá-los de acordo com essa teoria da aprendizagem. O texto se propõe a contribuir como um subsídio aos docentes para a utilização das funcionalidades do MOODLE na criação e no desenvolvimento de aulas na EaD.
Capítulo 13 – Meu caminho até a Educação a Distância
Cláudia Guirland Nunes
O Capítulo 13 versa sobre o relato de experiência na Educação a Distância. Atualmente, a EaD tem se mostrado uma expansão do ensino, porque além de ter uma gama de cursos gratuitos e de qualidade, prepara o aluno para o mundo de trabalho, tão seleto nos dias atuais. Com o Ambiente Virtual
de Aprendizagem dinâmico, o aluno tem à sua disposição aulas bem explicadas e estruturadas, com atividades bem definidas e distribuídas, sem falar na flexibilidade de horário que o aluno pode fazer, acessando o ambiente no polo, nas aulas presenciais obrigatórias ou no conforto da sua casa.
Capítulo 14 – Reflexões sobre as competências do Técnico em Educação do Programa Profuncionário pelo viés interdisciplinar
Luciane da Silveira Brum; Jonathan Donato Pippi
O Capítulo 14 aborda a área do ensino a distância, uma vez que propõe realizar algumas reflexões no contexto do Programa Profuncionário, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Jaguari/RS. Também situa-se na área do ensino pelo viés interdisciplinar. O objetivo é analisar as competências do Técnico em Educação do Programa Profuncionário e se essas vão ao encontro do que se espera de um profissional do século XXI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre interdisciplinaridade (Morin, 2000; Luck, 1994; e Fazenda, 1979, 1994). Após, partiu-se para a análise no Documento Orientador do Programa Profuncionário (BRASIL, 2015), a fim de verificarmos as competências do Técnico em Educação e também sobre a Prática Profissional Supervisionada (PPS).
Capítulo 15 – Reflexões acerca da EaD no Curso Técnico em Secretaria Escolar e algumas possibilidades de aprendizagem
Angela Maria Maboni Sansonovicz
O Capítulo 15 parte da experiência da autora como tutora presencial do Polo de Ijuí no Curso Técnico em Secretaria Escolar do Programa Profuncionário. A partir da escuta dos alunos no polo, ela apresenta alguns elementos importantes para a aprendizagem dos mesmos em um curso na modalidade EaD, com destaque para a importância dos momentos presenciais no polo. A ideia deste livro nasceu do desejo de algumas pessoas
que, trabalhando juntas e pesquisando questões relacionadas à EaD, observaram a riqueza das experiências realizadas nos diferentes cursos da modalidade EaD no IFFar.
O grupo de autores, formado por diferentes profissionais com formação diversificada, buscou apresentar o seu jeito de fazer e assim fomentar a discussão em torno da EaD no IFFar. Com isso, pretendemos trazer para os leitores elementos que permitem multiplicar experiências na temática da Educação a Distância no contexto da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Assim, esta coletânea não é um ponto de chegada e nem tem a pretensão de ser um manual ou um livro de receitas sobre a EaD, pois é no caminho que se está percorrendo que encontramos a motivação para o trabalho na Diretoria de Educação a Distância do IFFar. É resultado do trabalho coletivo e compromissado com os cursos técnicos EaD do IF Farroupilha. No dito de Guimarães Rosa está a essência deste trabalho: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente
aprende”.
As organizadoras
Carla Cristiane Costa: Mestre e Doutora em Química Orgânica (UFSM). Especialista em PROEJA pela UFRGS/UFSM. Licenciada em Química (UFSM).
Professora do IFFar na área de Química e atualmente Diretora de Educação a Distância do Instituto Federal Farroupilha. E-mail: carla.costa@iffarroupilha.edu.br
Elis Angela Botton: Possui graduação em Geografia. Especialização em Geociências. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.
Atualmente é docente no Instituto Federal Farroupilha, tendo como lotação o Campus Frederico Westphalen. Desempenha atividades de orientação
educacional no Setor de Apoio Pedagógico, coordena projeto de ensino e de desenvolvimento institucional no Campus, na área de suporte pedagógico e
formação continuada para a EaD, além de pesquisa na área ambiental. E-mail: elis.botton@iffarroupilha.edu.br
Luciana Dalla Nora dos Santos: Doutoranda em Educação na Universidade do Minho, em Portugal, na Especialidade de Tecnologia Educativa. Mestre em Educação (UFSM), Especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens (UNICRUZ). Licenciada em Pedagogia (UNICRUZ). Possui experiência na EaD, tendo atuado como docente e tutora em diferentes cursos nesta modalidade. É docente efetiva do IF Farroupilha desde 2010 e atualmente atua na DEAD na organização de cursos de formação para a EaD. E-mail: luciana.santos@iffarroupilha.edu.br
Lucimar do Socorro Barreto Moral: Possui graduação em Administração. Mestranda em Educação – especialização em Administração de Organizações
Educativas pelo Instituto Politécnico do Porto/ Portugal. Atualmente é Coordenadora Adjunta da Rede e-Tec do Instituto Federal Farroupilha, tendo
como lotação a Diretoria de Educação a Distância. Desempenha atividades de coordenação, instrução, controles orçamentários e financeiros, análise,
supervisão e acompanhamento de demais atos administrativo público que envolva o DEAD. E-mail: lucimar.moral@iffarroupilha.edu.br
Tanier Botelho dos Santos: Doutoranda em Letras (UCPel). Mestre em Leitura e Cognição (UNISC). Graduada em Licenciatura Dupla: Inglês/Português
e respectivas Literaturas (UNIFRA). Professora da Rede estadual de Ensino do RS, onde ministra aulas de Língua Inglesa e Portuguesa para o Ensino
Fundamental. Desde setembro de 2015 atua como Coordenadora de Tutoria EaD do Curso e-Tec Idiomas Sem Fronteiras no IFFar. Integra a equipe de Apoio Administrativo/Financeiro da DEAD. E-mail: tanier.santos@iffarroupilhaead.edu.br