Site Overlay

Curso De Boas Práticas De Fabricação Na Indústria De Laticínios

COORDENADOR (A): Graciela Volz Lopes

BOLSISTA: Bruna Gabriele Mezzaroba

Vivemos numa sociedade que busca constantemente a melhoria da qualidade de vida de forma sustentável e consciente, valorizando a conservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais. Inseridos nesse contexto, os produtos alimentícios estão sendo elaborados de forma a satisfazer cada vez mais as exigências dos consumidores que buscam produtos padronizados, ricos nutricionalmente e seguros. O conceito de alimento seguro não se limita mais ao produto final, inspecionado somente após a sua elaboração. O controle de todas as etapas do processo de fabricação é regra geral nos estabelecimentos que almejam permanência e ampliação de mercado. No Brasil, ainda são encontrados sistemas de produção de alimentos bastante deficitários, aliados à tradicional prática da clandestinidade, havendo a necessidade de se introduzir na cadeia produtiva ferramentas de controle de qualidade que possam mudar essa realidade e convertê-la em benefícios aos produtores e consumidores. As BPF ou Boas Práticas de Fabricação são um grupo de atividades predefinidas com o fim de assegurar as condições sanitárias básicas dos estabelecimentos envolvidos em toda a cadeia produtiva de alimentos, ou seja, produtores primários, processadores ou distribuidores. É de fundamental importância esclarecer aos produtores que as mudanças não trarão apenas encargos, mas poderão proporcionar uma maior valorização do produto frente ao mercado consumidor, que contará com uma melhor imagem e segurança.

Membros Da Equipe:   
Graciela Volz LopesDocenteCoordenador(A)
Marceli Pazini MilaniDocenteColaborador(A)
Natasha Rocha Da SilvaDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
Larissa GrunitzkyDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
Lia Maria Dal’AgnolDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
Juliana Garcia PiaiaDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
Natalia De Camargo GontscharowDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
Gabriela Taipeiro CorreaDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
Bruna Gabriele MezzarobaDiscenteAluno(A) Bolsista
Eduarda Pires MafaldaDiscenteAluno(A) Voluntario(A)
PÚBLICO ALVO: Proprietários de laticínios, gerentes, funcionários e manipuladores de alimentos de agroindústrias e Discentes dos cursos do Técnico em Agropecuária e discentes do Curso Superior em Medicina Veterinária.
PÚBLICO ESTIMADO (interno e externo): 40 pessoas.
RESULTADOS ESPERADOS: Pretende-se compartilhar os conhecimentos obtidos dentro da instituição com o público externo. Pretende-se ainda contribuir para que se alcance a segurança alimentar dos produtos, na expectativa de que os mesmos cheguem aos clientes e consumidores com qualidade, dentro dos padrões exigidos pela legislação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes