Neste livro, os autores – todos portugueses – analisam como práticas de investigação desenvolvidas por matemáticos podem ser trazidas para a sala de aula. Eles mostram resultados de pesquisas ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com tal perspectiva em Educação Matemática. Geração de conjecturas, reflexão e formalização do conhecimento são aspectos discutidos pelos autores ao analisarem os papéis de alunos e professores em sala de aula quando lidam com problemas em áreas como geometria, estatística e aritmética.
João Pedro da Ponte:
Professor catedrático de Didática da Matemática, licenciado em Matemática pela Universidade de Lisboa (1979), Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA) (1984), com orientação de Jeremy Kilpatrick e James Wilson, e com Agregação pela Universidade de Lisboa (1995). Foi Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desde a sua criação em 2010 até 2018.
Joana Brocardo:
Licenciada em Matemática (1979) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), mestre em Educação na Especialidade de Metodologia do Ensino da Matemática (1992) pela FCUL e Doutora em Didática da Matemática (2002) pela mesma instituição. É professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal desde 1989, sendo professora Coordenadora desde 2003. Foi Diretora Geral (2008-2009) e Sub-Diretora Geral (2006-2008) na Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Orienta vários trabalhos de mestrado, doutoramento e de pós doutoramento na área da Educação Matemática, alguns dos quais já concluídos. Tem coordenado ou participado como membro da equipa em vários projetos de investigação focados na área da Didática da Matemática, com particular relevo para o estudo das temáticas relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática entre os 6 e os 12 anos. Tem igualmente trabalhado na área do Desenvolvimento Curricular em Matemática. Tem participado na edição e direção de várias publicações focadas no ensino e aprendizagem da Matemática, onde se destaca o cargo de Diretora da revista Quadrante, revista de investigação em educação matemática, entre 2012 e 2016.