Referência na área, Matemática financeira, em sua quinta edição, além de manter sua reconhecida estrutura didática, traz atualizações importantes, como as referentes aos títulos públicos federais, e pequenas mudanças pensadas para auxiliar ainda mais no entendimento teórico do estudante. E essas novidades não são as únicas: o conteúdo foi totalmente revisado com ênfase na verificação de todos os exercícios resolvidos e propostos, a fim de torná-los ainda mais didáticos, e os
seguintes tópicos foram inseridos: -Metodologia de cálculo da taxa over em conformidade com as circulares do Bacen. -Conceitos de taxa básica financeira, taxa referencial, taxa de juros de longo prazo e taxa Cetip. -Metodologias e práticas usadas pela Caixa Econômica Federal no cálculo das prestações. -Novas técnicas da orçamentação de capital. Todas essas características tornam Matemática financeira ideal para estudantes de graduação em economia, administração e ciências contábeis, bem como para alunos de pós-graduação e MBA, profissionais e pessoas que se interessam pelo tema.
Carlos Patrício Samanez
Graduado em engenharia industrial, mestre em ciências na área de engenharia de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em administração -finanças e economia de empresas pela EAESP/ FGV. Trabalhou na indústria têxtil, farmacêutica e de alimentos como engenheiro de produção. Atualmente é professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ, e professor adjunto do Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é coordenador de extensão e coordenador da área de finanças. Leciona nos cursos de graduação em economia da UERJ, e na graduação, mestrado e doutorado acadêmicos em engenharia de produção da PUC-Rio. É professor do curso de mestrado profissional em logística da PUC-Rio. Leciona e lecionou vários cursos de MBA e de extensão na área de engenharia de produção e finanças. É autor de conhecidos livros usados em cursos de graduação e pós-graduação, tais como Leasing Financeiro editado pela Atlas, Matemática Financeira , Gestão de Investimentos e Geração de Valor e Engenharia Econômica editados pela Pearson-Prentice-Hall. Foi o ganhador, em co-autoria, na categoria trabalhos acadêmicos, da 3ª. edição do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis. Tem experiência em finanças e economia de empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise econômica de projetos industriais; aplicações da teoria das opções reais na análise econômica de projetos de petróleo, energia e gás; planejamento financeiro e orçamentário; tarifação e avaliação de concessões públicas; mercado de capitais; valoração de títulos e de derivativos financeiros complexos; gestão de investimentos de capital; valuation de empresas; simulação estocástica e análise de risco em finanças; matemática financeira etc. Atua como consultor de empresas na área de gestão financeira e de análise e avaliação de projetos (CENPES-Petrobras etc).