Site Overlay

Surdez, Inclusão e Matemática- Clélia Maria Ignatius Nogueira

Resultado de imagem para Surdez, Inclusão e Matemática
376.33 S961 2013 EXEMPLARES- 6

Todos os capítulos deste livro, a exceção de um, originaram de artigos publicados em revistas especializadas ou em Anais de eventos. A principal conclusão das investigações relatadas é a de que não basta interpretar e /ou traduzir em Libras, conteúdos e estratégias metodológicas pensadas para o ensino de Matemática para ouvintes. Os surdos necessitam de uma ação pedagógica que atenda as suas particularidades se pretendemos um ensino de Matemática de boa qualidade e que possa favorecer a sua inclusão na sociedade. Os textos enfatizam ora a Libras ora a atuação dos professores e as discussões abarcam- a) o ensino tradicional da Matemática, centrado na transmissão pelo professor; b) as semelhanças e diferenças entre a Língua Portuguesa, a Libras e a escrita numérica; c) a linguagem algébrica de surdos fluentes em Libras; d) as aulas de Matemática mediadas por um Intérprete e) o processo de aquisição da escrita numérica por crianças fluentes em Libras, f) o ensino de álgebra, para alunos surdos do Ensino Médio, no caso do foco na Libras e a) as relações (e reações) entre professores regentes de salas de escolas inclusivas e os intérpretes de língua de sinais, b) o conhecimento de professores de surdos que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre os resultados de pesquisas que relacionam Matemática e surdez e c) a inclusão contrária , ou seja, como se es elece o contrato didático entre uma professora surda e alunos ouvintes, quando o destaque é para a atuação os professores. Priorizando outro foco, um dos capítulos relata duas intervenções realizadas com alunos surdos do Ensino Fundamental, versando sobre temas matemáticos fortemente dependentes da transmissão social, a saber, medidas de comprimento e sistema monetário brasileiro. Resultante de muito estudo e dedicação é uma obra indispensável aos profissionais da área!

Clélia Maria Ignatius Nogueira

Resultado de imagem para Clélia Maria Ignatius Nogueira

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá- UEM, atualmente é professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá – CESUMAR e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. Autora de livros sobre ensino de matemática segundo a perspectiva da epistemologia genética e sobre o ensino de matemática para surdos. É membro do Conselho Editorial da Editora CRV – de Curitiba/PR e do Conselho Consultivo da Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM. É revisora dos seguintes periódicos: Zetétikè (Unicamp); Acta Scienciarum (UEM); RBEP (INEP); EMR: Educação Matemática em revista (SBEM); Ensaio: pesquisa em educação em ciências (UFMG); Psicologia em Estudo (UEM); Schème (UNESP); Práxis (UEPG); Em Teia(UFPE), Teoria e Prática da Educação (UEM) e RPEM (Unespar). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEGE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação (UNESP / Marília); Grupo Filosofia e Epistemologia Genética (GFEG) da UNESP ; GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (UNESPAR); membro do GEPEMCAM: Grupo de Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (UNESPAR); GT1: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 14 anos e membro fundadora do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes