O exame mais detalhado das diversas atividades econômicas existentes, especialmente das potencialidades que elas representam, poderá fornecer elementos importantes para o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento para a região. A utilização de uma nova perspectiva teórica na abordagem do desenvolvimento da Região Noroeste poderá representar maior consistência da análise e alguma originalidade nas proposições. A metodologia adotada para avaliar o potencial de contribuição que uma atividade produtiva representa para o desenvolvimento de uma região envolve cinco momentos fundamentais:
1) identificar as atividades produtivas estruturantes da economia regional;
2) avaliar as perspectivas do mercado destas atividades em termos globais;
3) analisar o potencial competitivo da região nesses mercados tendo em vista o potencial das regiões concorrentes;
4) estudar as características técnicas da atividade, a organização da cadeia produtiva e a sua articulação com atividades complementares e subsidiárias no território e
5) dimensionar o impacto econômico da atividade por intermédio de seu efeito multiplicador sobre a geração de renda no território. Com base nos resultados dessa análise é possível identificar o potencial de contribuição que cada atividade possui atualmente ou pode representar no futuro para o desenvolvimento da região.
Dilson Trennepohl
Possui formação de Técnico em Agricultura pelo IMEAB (1978), Tecnólogo em Administração Rural pela FIDENE/UNIJUI (1981), Bacharel em Administração pela UNIJUI (1987), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande (1991) e Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul (2010). É professor efetivo 40 horas do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul desde 1983. Tem experiência docente nas áreas de Economia, Administração e Desenvolvimento Regional e experiência em Gestão Universitária. Atuou como Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2 mandatos), como Vice-Reitor de Administração da UNIJUI (2 mandatos) e Diretor Executivo da FIDENE (2 mandatos). Atualmente integra o Corpo Docente Permanente o Programa de Pós-Gradução Strictu Senso em Desenvolvimento Regional – Cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Atua como docente-pesquisador nas áreas de economia, administração, desenvolvimento regional, sistemas produtivos, finanças, mercado de capitais, agronegócios, planejamento estratégico e políticas públicas. É tutor do Grupo PET – Economia e representante do Corpo Docente no Conselho Universitário da UNIJUI.