Apresenta sugestões de temas e tipos de projetos relevantes para estudantes e profissionais de Administração e de outras áreas que pretendam desenvolver estágios e pesquisas em organizações. Há na presente edição dois novos capítulos sobre a natureza e as possibilidades do estudo de caso como estratégia de pesquisa em Administração. A metodologia científica é abordada a partir de problemas teóricos e práticos de Administração, o que facilita o entendimento dos conceitos e aplicações apresentados. A obra oferece meios para identificação de problemas e oportunidades organizacionais e apresenta métodos e técnicas para a coleta e análise de informações. Nesse sentido, o conteúdo também é aplicável à gestão empresarial. O texto é um guia para a elaboração de trabalhos acadêmicos e orienta a tomada de decisões gerenciais baseadas em fatos.
Sylvia Maria Azevedo Roesch
Ph.D em Economia pela London School of Economics (LSE, 1987) e pós-doutorada pela London Business School (LBS, 1993). Entre 1997 e 2011 foi Editora Executiva do British Journal of Industrial Relations, LSE e professora de métodos de pesquisa no Management Department da LSE. É tradutora qualificada pelo Institute of Linguists (IOL) do inglês para o português e Professora Visitante das seguintes universidades no Brasil: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) . Suas áreas de interesse em ensino e pesquisa são métodos de pesquisa, construção de estudos de caso e construção de casos para ensino, administração de recursos humanos e de organizações do Terceiro Setor, e avaliação de políticas e de programas