Esta obra trata de diversas facetas da estratégia empresarial, representando-as por meio de imagens e metáforas que visam ilustrar e facilitar a compreensão do leitor. Aborda também a interdisciplinaridade entre Estratégia e Organizações, mostrando como as dinâmicas desses dois campos estão inter-relacionadas. O livro apresenta diversos estudos fruto de pesquisa aplicada, cujo objetivo é ilustrar as diversas questões teóricas levantadas. É útil tanto para o leitor acadêmico como para o executivo ou estudante da área que objetivam mapear as principais tendências no campo, por meio de leitura densa e fundamentada.
Flávio Carvalho de Vasconcelos
Flavio Carvalho de Vasconcelos é Diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE). Anteriormente foi Professor Titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Concluiu o Doutorado em Administração (Ph.D. in Management) com distinção (Mention Très Honnorable avec les Félicitations du Jury) na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris (HEC) e o Mestrado em Sociologia pelo Institut d’ Etudes Politiques de Paris, após ter se graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Administração Pública pela FGV/EAESP. Publicou cerca de 45 artigos em periódicos especializados e apresentou mais de 70 artigos em congressos científicos, além de publicar 3 livros e diversos capítulos isolados, tendo recebido 6 prêmios pelo mérito científico do seu trabalho. No âmbito profissional tem atuado como consultor especializado em pesquisa aplicada, trabalhando com empresas como Aneel, CHESF, Furnas, Eletronorte e Eletrosul. Trabalhou também nos EUA como consultor no Center for Applied Research (Centro de pesquisa criado na Wharton School – University of Pennsylvania) e no Brasil como consultor na McKinsey & Co.