21 Lições para o Século 21 é um livro do historiador Yuval Harari lançado em 30 de agosto de 2018. O autor afirmou que o livro tem como objetivo responder à questão: “o que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles?” As questões que ele propôs explorar incluem “o que a ascensão de Trump significa, se Deus está de volta ou não, e se o nacionalismo pode ajudar a resolver os problemas do aquecimento global.”[A obra reúne artigos já publicados e palestras do autor sobre trabalho, liberdade e vigilância, nacionalismo, religião, imigração, educação, guerras, política, fake news, clima, etc. “O livro procura usar as perspectivas e lições de longo prazo dos primeiros dois livros para dar clareza aos debates políticos atuais”. As duas obras anteriores de Harari foram “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” e “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã”. Essas obras venderam mais de 12 milhões de exemplares em 45 idiomas.[
A compra dos direitos de publicação do livro no Brasil foi concretizada durante a Feira do Livro de Frankfurt, de acordo com a editora, Companhia das Letras.
Sobre o autor
Yuval Noah Harari (Haifa, 24 de Fevereiro de 1976) é um professor israelense de História e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade e também do Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã. Seu último lançamento é 21 Lições para o Século 21. Ele leciona no departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Harari nasceu em Israel, embora seja filho de judeus com raízes na Europa Oriental. Especializou-se primeiro em História medieval e História militar, antes de completar seu doutorado no Jesus College, Universidade de Oxford, em 2002. Desde então, ele tem publicado numerosos livros e artigos, incluindo Special Operations in the Age of Chivalry, 1100–1550 ; The Ultimate Experience: Battlefield Revelationsand the Making of Modern War Culture, 1450–2000; The Concept of ‘Decisive Battles’ in World History; e “Armchairs, Coffee and Authority: Eye-witnesses and Flesh-witnesses Speak about War, 1100-2000”. Ele agora é especializado em História mundial e processos da macro-história. Sua pesquisa se concentra em questões da macro-história, tais como: Qual a relação entre a História e a Biologia? Qual a diferença fundamental entre o Homo sapiens e outros animais? Existe justiça na História? A História tem uma direção? Será que as pessoas se tornaram mais felizes com o passar do tempo?
Seu livro mais famoso é Sapiens: Uma breve História da Humanidade (originalmente publicado em hebraico sob o título Uma breve História do Gênero Humano, e depois traduzido para 30 idiomas aproximadamente). O livro aborda toda a extensão da História humana, desde a evolução do Homo sapiens na idade da pedra até a revolução política e tecnológica do século XXI. A edição hebraica se tornou um Best-seller em Israel. Isso gerou muito interesse, tanto do público acadêmico quanto da comunidade em geral, transformando Harari em uma celebridade instantânea. Vídeos em hebraico de Harari sobre a História do mundo têm sido visualizados por milhares de pessoas em todo o mundo através do Youtube; . Ele também apresenta Uma Breve História da Humanidade, um curso de história gratuito, em inglês, disponível online que foi acompanhado, no site Coursera, por mais de 100.000 pessoas em todo o mundo.
Harari ganhou duas vezes o Polonsky Prize for Creativity and Originality, em 2009 e 2012. Em 2011, ganhou o Moncado Award da Society for Military History, por seus artigos de história militar. Em 2012, foi eleito para Academia Jovem Israelita de Ciências. Em 2015, Sapiens foi selecionado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para seu Clube do Livro online. Zuckerberg convidou seus seguidores a lerem o que ele descreveu como “uma grande narrativa sobre a História da civilização humana”.
Harari é homossexual, o que lhe permite, segundo ele próprio, “colocar em questão ideias herdadas”. Ele vive com seu cônjuge e agente, Itzik Yahav,[11] na moshav (comunidade agrícola cooperativa) de Mesilat Zion, perto de Bete-Semes, no distrito de Jerusalém.