Questão de Pele, é uma antologia
organizada pelo escritor Luiz Ruffato (2009), que reúne contos sobre preconceito racial numa perspectiva diacrônica. A obra, apresenta textos de escritores brasileiros, como: Machado de Assis, Lima Barreto, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Cuti, Ferréz, João Simões Lopes Neto, entre outros nomes da literatura brasileira. Além disso, a antologia apresenta, como apêndice, o depoimento de Mahomma G. Baquaqua, ex-escravo que relata sua escravização, experiências como escravo em Pernambuco e sua viagem até os Estados Unidos, onde conseguiu sua liberdade. Ressalta-se que os textos selecionados para a compilação da obra, compreendem um século de discussões em torno do racismo. Nessa perspectiva, destaca-se que o livro é um instrumento rico para debater e refletir acerca do preconceito racial que ainda permeia na sociedade brasileira. Conforme as palavras de Conceição Evaristo na apresentação da obra: “os textos que compõem a antologia Questão de pele, podem nos ajudar a perceber as cicatrizes (ainda vivas e sangrentas) na fina pele da democracia racial brasileira”.
Sobre o organizador
Luiz Ruffato nasceu em Cataguases-MG, em 1961. É contista e romancista. Entre seus livros, Eles eram muitos cavalos, romance publicado em 2001, recebeu, da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio de melhor romance e, da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio Machado de Assis. A partir de 2005, começou a publicar os volumes da série Inferno provisório, seu projeto ficcional mais amplo. Em 2007, organizou para a editora Língua Geral, a antologia Entre nós, o primeiro título da coleção Língua Franca, em que se insere também, a antologia Questão de pele.
Encontros com o escritor brasileiro Luiz Ruffato em vídeo, promovido pela Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela (USC)