Site Overlay

O Tribunal da quinta-feira – Michel Laub


821.134.3(81) L366t 
EXEMPLARES 01

Um publicitário faz confissões por e-mail ao melhor amigo. Os textos falam de sexo e amor, casamento e traição, usando termos e piadas ofensivas que contam a história de uma longa crise pessoal. Quando a ex-mulher do protagonista faz cópias das mensagens e as distribui, tem início o escândalo que é o centro deste romance explosivo.
O fio condutor da história, que une o destino dos personagens diante de um tribunal inusitado, são os reflexos tardios e ainda hoje incômodos da epidemia da aids, e o que está em jogo são os limites do que entendemos por tolerância – mas para chegarmos a eles é preciso ir além do que seria uma literatura “correta” ao tratar de homofobia, assédio, violência, empatia, liberdade e solidariedade.

Sobre o autor

Formou-se em Direito pela UFRGS em 1996.Também se matriculou no curso de jornalismo da PUC-RS, que porém não concluiu. Chegou a trabalhar como advogado em Porto Alegre, sua cidade natal, mas acabou desistindo da carreira.Escreveu sobre negócios e política para as revistas Carta Capital e República. Em 1997, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na revista Bravo!, da qual chegou a ser diretor de redação. Publicou em 1998 o seu primeiro livro, a coletânea de contos Não Depois do que Aconteceu. Foi coordenador de publicações e cursos do Instituto Moreira Salles, assumindo mais tarde a função de editor do site.Seu primeiro romance, Música Anterior (2001), recebeu o Prêmio Érico Veríssimo da União Brasileira de Escritores na categoria revelação. Em 2005, foi contemplado com uma bolsa da Fundação Vitae, que lhe permitiu escrever O Segundo TempoDiário da queda, escrito com apoio de uma bolsa da Funarte, foi a sua primeira obra a abordar sua origem judaica, a partir dos diários de seu avô, um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Diário da queda recebeu o Prêmio Brasília de Literatura na categoria romance durante a 1ª Bienal Brasília do Livro e da Leitura, em 2012; além do Prêmio Bravo/Bradesco de melhor romance e uma indicação ao prêmio Portugal-Telecom em sua edição de 2012. É um dos integrantes da edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista britânica Granta.

Confira a entrevista com o autor Michel Laub sobre o livro

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes