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A cultura da graviola

A graviola (Annona muricala L.) é uma fruta tropical importante, de grande destaque nos mercados frutícolas da América do Sul, América Central e Caribe. A Venezuela, maior produtor desta fruta na América do Sul, possui hoje uma área plantada com gravioleiras superior a mil hectares. Embora no Brasil a gravioleira venha sendo citada pela literatura desde o início do século, sua importância comercial em termos de mercado interno e de exportação ainda é muito pequena, e o interesse em explorá-la é bastante recente.
Apesar de não dispor de dados estatísticos, é notória a demanda crescente de polpa de graviola tanto no mercado interno brasileiro como no mercado europeu. Esse incremento da procura motivou os fruticultores e empresários brasileiros,
principalmente da Região Nordeste, a promoverem o cultivo racional desta fruta. A Fazenda Bom, com 120 hectares plantados com gravioleiras, em Trairi, Ceará, é o melhor exemplo de produção dessa anonácea no Nordeste brasileiro. A crescente demanda e interesse pela graviola, por parte do consumidor e da indústria de suco, já justifica a sua inclusão no rol das frutas tropicais brasileiras de
excelente valor comercial. São escassos, entretanto, os dados sobre a exportação e o volume de pesquisas e de informações técnico-científicas sobre o cultivo e a produção de graviola no país. Este manual técnico descreve os problemas comumente encontrados no cultivo da gravioleira, agregando as informações técnicas das pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior no intuito de oferecer maiores subsídios à ação dos fruticultores e empresários no cultivo e produção racional de graviola tanto para o mercado interno quanto para exportação.

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