Site Overlay

A cultura do abacaxi.

O abacaxizeiro é uma planta tropical, originária de regiões de clima quente e seco ou com chuvas irregulares. Há poucos anos, era cultivado em áreas virgens, recém desmatadas, e por isso considerado rústico, pouco exigente de tratos culturais. Contudo, a experiência mostrou que quando se quer produzir para o mercado, o abacaxizeiro requer tratos culturais frequentes e cuidadosos. O fruto do abacaxizeiro, cuja composição encontra-se na Tabela 1, é muito apreciado por sua qualidade. A produção racional de frutos pode oferecer boa renda ao agricultor.

Em várias partes do mundo, a cultura tem grande expressão econômica. No Brasil, sua exploração ainda não conquistou o lugar merecido, apesar de o País ser o terceiro maior produtor mundial, de possuir amplas possibilidades de aumentar a exportação, e apesar, também, de sua significação social nas zonas de cultivo. O consumo interno brasileiro ainda pode ser considerado baixo, da ordem de 51 kg/ha/ano, se comparado com outros países (Espanha 120, Itália 114, Alemanha 112 e Holanda 90 kg/ha/ano). O Norte, o Nordeste e o Sudeste são os maiores produtores do País, sendo o último o maior consumidor. A quase totalidade da produção brasileira é consumida ao natural, destinando apenas 2% ou 3% à industrialização, em especial à extração de suco.

No resto do mundo, ao contrário do que ocorre no Brasil, dois terços da produção vão para as indústrias, principalmente de conservas (rodelas em calda). Atualmente há aumento de demanda por suco concentrado e produtos congelados de abacaxi da variedade Pérola. Consideradas as potencialidades de sua produção e venda, é uma exigência o uso de melhores técnicas no cultivo do abacaxi, levando-se em conta preocupações com alimentos seguros e preservação do ambiente.

Leia o livro em PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes