CAFW Firma Parceria com o Programa da Rede e-Tec de Ensino à Distância.
- Sexta, 09 Março 2012 10:15
No dia 05 de março de 2012 as professoras Adriana Soares Pereira, Ana Eucares von Laer, Magda Aita Monego, juntamente com Jamir Centenaro, coordenador do Programa do Governo Federal Território da Cidadania na Região do Médio-Alto Uruguai, visitaram os municípios de Sagrada Família, Constantina, Ronda Alta, Trindade do Sul e Planalto, para assinatura do convênio entre a UFSM/CAFW e as prefeituras destas cidades.
Essas sediarão os Pólos de Apoio Presencial para dois novos cursos técnicos do CAFW na modalidade à distância, sendo estes: Técnico em Agroindústria e Técnico em Informática para Internet.
Para Adriana Soares Pereira, professora do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen: “este é um passo importante para a implantação do Programa Rede e-Tec no CAFW. É o CAFW ampliando a sua ação e consolidando uma política que visa a sua inserção como agente ativo do desenvolvimento regional”.
Os cursos ofertados estão integrados ao Programa da Rede e-Tec, que é um programa do Ministério da Educação que visa à oferta de ensino profissional e tecnológico à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. A UFSM está credenciada desde 2007 no programa.
O funcionamento dos cursos se dará por meio da parceria entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e as instituições que sediarão os pólos. O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos, e, aos estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários.
As aulas serão virtuais, através do Ambiente Virtual Moodle, o qual o aluno acessará durante a semana em casa, ou poderá utilizar o Pólo para fazer suas atividades. As aulas práticas serão presenciais, e acontecerão aos sábados, no Pólo em que o aluno está matriculado. Em agosto terão início os trabalhos da primeira turma, que passará por um processo seletivo para ingresso em julho. Inicialmente os cursos aprovados pela UFSM e pela Rede e-Tec foram estes dois técnicos, mas para o próximo ano, se os resultados forem positivos, existe a pretensão de expandir esta modalidade para cursos de graduação e pós-graduação.