Situação da Greve no CAFW
- Sexta, 22 Junho 2012 10:54
Até a data do dia 20/06, 18 servidores haviam comunicado oficialmente à direção do CAFW que estavam em greve, o que resulta em cerca de 25% de grevistas. Além destes, segundo o Diretor Fernando de Cristo, ainda 4 ou 5 servidores comunicaram, mas de forma informal, que também estariam aderindo ao movimento ainda nesta semana, totalizando assim, 36% de grevistas.
Levando estes dados em consideração, O Diretor coloca que esta situação acabou afetando alguns setores e aulas, dificultando a situação dos alunos. Perante isso, os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, em assembleia, decidiram paralisar as atividades por um período de 15 dias. Cabe ressaltar que o calendário letivo não foi suspenso, e a escola vai tentar negociar uma adaptação do mesmo para preencher os ônus do movimento grevista; desta forma, aulas precisarão ser recuperadas, pois, no caso do Curso Integrado, por exemplo, tem-se os dias letivos a serem cumpridos.
Em relação aos demais cursos abrangidos pelo CAFW, no Curso Superior de Sistemas para a Internet, têm-se informações, estas porém não oficiais, de que os alunos estão em debate para paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 25/06. O Curso de Alimentos também tem algumas turmas paralisadas. Já as aulas da pós-graduação, dos Cursos Fora de Sede e do Ensino Noturno, até o momento estão ocorrendo normalmente.
Segundo o Diretor Fernando de Cristo: “Levando em consideração essas fragilidades que a greve ocasiona, sem dúvida pode haver um acúmulo de alguns trabalhos que precisam ser feitos visando o próximo ano, porque o serviço, embora não tenha aula, está ocorrendo normalmente, como projetos de pesquisa, editais, calendários e atividades de planejamento; vai haver dificuldade em atender alguns prazos, levando em conta que o movimento está ganhando força, mas estamos distribuindo isso entre os servidores não grevistas para dar conta. Em relação à atividade rotineira dos setores, esta é conduzida basicamente por servidores terceirizados, então a greve não afeta este serviço; como o calendário foi preservado, a monitoria e as bolsas de pesquisa estão sendo conduzidas normalmente, pois o que há é uma paralisação de aula e os alunos envolvidos nos setores estão indo normalmente fazer as atividades”.
Liderando o Comando de Greve no CAFW, estão Leonardo Botega, Oneide José Pereira, e o servidor aposentado do colégio Darley Ardenghy, também presidente do SINASEFE. Até o momento, o Comando realizou uma reunião com a Direção do CAFW a fim de apresentar seus componentes, os grevistas, e as formas de comunicação.
“As reivindicações do comando de greve são de certa forma justas, e acredito que se forem atendidas será muito bom pra toda a educação do país, consequentemente para o CAFW, afetando direta e indiretamente todos que convivem aqui, influenciando na qualidade de aula e da pesquisa”, ainda destaca Fernando de Cristo.