PRONATEC e PRONACAMPO Foram Apresentados a Representantes da AMZOP
- Sexta, 10 Agosto 2012 22:01
O Salão de Atos do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen sediou nesta manhã de sexta-feira, 10 de agosto, uma reunião explicativa acerca do PRONATEC e do PRONACAMPO. Os representantes do CAFW ministraram a explanação para as autoridades dos 42 municípios que fazem parte da AMZOP (Associação dos Municípios da Zona da Produção).
O PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, sendo um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho, disposto na lei Nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Dentro deste grande programa, existem outros como: o E-tec, o bolsa-formação e o PRONACAMPO, este último mais direcionado à formação de agricultores em cursos técnicos, especialmente os quilombolas e agricultores familiares.
Joel da Silva, coordenador do PRONATEC no CAFW afirma que “o contato com os municípios é muito importante porque ele visa mobilizar as pessoas que tem interesse em realizar esses cursos que a gente está ofertando, considerando que já temos três cursos que iniciarão agora em agosto, o operador de máquinas e implementos agrícolas, e, o operador de computador e agente de inspeção de qualidade, através do bolsa-formação”.
O Colégio Agrícola de Frederico Westphalen assume o papel de demandante, ou seja, traz a demanda para a realização dos cursos, enquanto o Ministério da Educação assumiu o papel de ofertante dos mesmos. Assim, a orientação passada aos municípios é que estes devem realizar um cadastro junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, no CadÚnico para que juntamente com o CAFW possam apresentar as demandas regionais e realizar as inscrições dos interessados ao programa.
A avaliação do programa é positiva por parte de Wolmar Figueiró, técnico-agrícola da Prefeitura Municipal de Erval Seco: “como trabalhamos numa região que há bastante agricultura familiar, bacia leiteira e agroindústrias pequenas, isso vai contribuir muito para a nossa região, principalmente aos agricultores familiares para que eles possam ter acesso ao ensino num nível mais elevado e para ficar em suas propriedades desenvolvendo seu trabalho”.
Ainda, Clediana Ávila, Secretária de Assistência Social e Habitação de Taquaruçu do Sul, demonstra interesse em receber cursos do PRONATEC: “o nosso município já aderiu ao PRONATEC, mas com a reunião de hoje a gente vai voltar pro município e vai estar mobilizando cada vez mais as pessoas e prestando esclarecimentos a quem se interesse em fazer os cursos”.