top

Segundo dia movimenta o III EATI

O segundo dia do III EATI foi marcado por diversas atividades no CAFW. Durante a terça-feira, 6, aconteceram durante o dia, minicursos e apresentação de trabalhos.

Na parte da manhã, as atenções foram voltadas para as plenárias de apresentação oral dos artigos longos aceitos no evento, num total de 23. Esta categoria se constituía de artigos longos, que são trabalhos de pesquisa de 6 páginas, sendo estes já finalizados onde os pesquisadores mostram seus resultados. Antes ainda da apresentação, os artigos foram analisados por 3 avaliadores, que  receberam por um sistema on-line - organizado pela Sociedade Brasileira de Computação – os trabalhos sem saber quem escreveu e, a partir disso, por meio de cerca de 10 quesitos (originalidade, escrita de texto, resultados alcançados, entre outros), foram realizadas as avaliações, sugerindo se o trabalho deveria ou não ser aceito e por que.

Rodrigo de Vit, professor do curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet, membro da Comissão Organizadora do evento e Coordenador da Sessão de Artigos Longos, destaca que “o EATI está conseguindo seu objetivo que é trazer para FW pessoas de todos os lugares e fazer aqui do centro um centro de excelência na área de Tecnologia da Informação, já que os trabalhos focaram em ter informação no momento em que se precisa. Tivemos vários trabalhos com ênfase em mobilidade e preocupação com a função social”.

Pela parte da tarde, aconteceu a exposição dos 28 pôsteres que estavam inscritos na categoria de artigos curtos, estes com até 4 páginas, seguindo as mesmas regras de avaliação dos artigos longos. Os professores responsáveis por esta etapa foram Adriana Pereira e Edinara de Cristo. Ainda, foram ofertados 2 minicursos: Scrum na prática, por Kurt Schneider e Arduíno, por Evandro Preuss e Bruno Boniati.

O aluno da Pós-Graduação de Gestão em TI, Rafael Bertoletti, comenta sobre seu artigo inscrito: “é o trabalho final do Curso, que foi aproveitado para o EATI, inscrito na área de Redes, intitulado “VRoute: uso de informações de redes sociais para sugestão de rotas e VANETs”, que é um sistema de recomendação de rotas para veículos usado em redes sociais com dados de informativo sobre condições do transito, que faz uma rota o sistema busca em base de dados as informações para calcular a melhor rota ao usuário”. O estudante ainda destaca que está participando do evento para agregar conhecimento, principalmente pelas interessantes palestras que foram disponibilizadas.

Rodrigo, ainda coloca que “grande parte da população não sabe o que é um computador ou não tem acesso, eu acredito que cabe a nós, Universidade Federal de Santa Maria, estarmos preocupados com isso e montarmos estratégias para atender esse pessoal e é nossa obrigação como um todo. Neste sentido, o EATI é importante”.

 


bottom