III EATI encerra mais um dia de programação
- Quarta, 07 Novembro 2012 22:17
O terceiro dia do EATI 2012 foi marcado por várias atividades. Durante a manhã aconteceu o minicurso: “Lean Startup e a Adrenalina do Empreendedorismo”, com Alexandre Álvaro, e pela parte da tarde, também com Alexandre, foi feita a “Conversa com o Empregador – Academia, Mercado, Trabalho e Inovação”.
Thiago Rocha e Bruno Nascimento, acadêmicos do curso de Gestão em Tecnologia da Informação, do Centro Universitário de João Pessoa, na Paraíba, participaram da programação deste dia 07. Ainda, apresentaram no evento um trabalho em conjunto, que falava a respeito da comparação sobre métodos ágeis. Bruno Nascimento comenta que: “temos um grupo que foca eventos, um grupo de melhoria de artigos. Procuramos eventos em todo o Brasil...fizemos uma procura antes no site da Sociedade Brasileira de Computação, vimos que o EATI tinha relevância e resolvemos submeter nosso trabalho”. Thiago Rocha ainda destaca sobre a importância da troca de conhecimentos: “viemos com foco de apenas apresentar nosso trabalho, mas depois surgiu a possibilidade de um network com os professores aqui da faculdade, conversamos muito e mostramos o que a gente faz, para tentar parcerias, compartilhando informação e aprendendo”.
Já na noite deste terceiro dia, os participantes puderam prestigiar duas palestras, que aconteceram no Auditório do CAFW. A primeira Palestra teve como assunto “Case Grupo RBS - Métodos Ágeis e o novo profissional de TI”, ministrada por Marlon Bifano e Magda Veríssimo, ambos do Grupo RBS. Marlon Bifano é Scrum Master e Coordenador de TI do Grupo RBS. Trabalha com: cms, Agile Project Management, Scrum, jQuery, JavaScript, MySQL. Formação acadêmica: Fundação Getúlio Vargas, MBA, Project Management; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bacharelado em Ciência da Computação. Magda Veríssimo é Analista de Recursos Humanos do Grupo RBS. Formada em Psicologia pela PUCRS e com Pós-Graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas e especialização em Gestão de Pessoas pela ESPM. Trabalhou em uma consultoria de headhunter e desde 2011 atua na área de seleção da RBS atuando diretamente na construção do novo modelo de seleção do Grupo.
A segunda palestra tratou do tema: “Coding Dojo, e dai?”, ministrada por Alê Borba do iMasters, que é Gerente de Projetos do iMasters, onde trabalha com conteúdo especializado para desenvolvedores Backend e Frontend e desenvolve projetos como o 7Masters, Coding Dojos e outros. Desenvolvedor Web com experiência em HTML, CSS, PHP, JavaScript, MySQL PostgreSQL e grande entusiasta Python e Django. Possui experiência com montagem e administração de servidores CentOS e Ubuntu Server. Já foi revisor e articulista de open source para a Revista Espírito Livre.
Amanhã, 08/11 a programação continua, com o minicurso “Desenvolvendo Sites Acessíveis” e com as palestras “Extreme Web Performance” e “Novidades e não tão novidades das tecnologias web”.