top

Dia de minicurso no EATI: Desenvolvendo Sites Acessíveis

O penúltimo dia do III EATI começou muito bem. Durante todo o dia, o evento conta com a participação de Felipe de Moura, Jaydson Gomes e Zeno Rocha, que ministram o minicurso: “Desenvolvendo Sites Acessíveis” que, com uma linguagem jovem e inovadora, prendeu a atenção do público presente.

A primeira parte da atividade tratou do tema HTML5, com Zeno Rocha, estudante de Sistemas da Informação da UNIRIO/RJ, que deu noções de como utilizar o HTML5 - a nova especificação da linguagem HTML - que roda em todos os sites do planeta, e tem várias novidades, para formulários, desenhos, acesso a hardware, multimídia, entre outros. Zeno, que trabalha na Liferay de Los Angeles, coloca que o objetivo do encontro foi “tentar levar para todas as pessoas o quanto é legal o HTML5 e como está aquecido o mercado de maneira geral”. Ainda, aconteceu o “Momento Brasil JS”, pois os ministrantes fazem parte de uma fundação chamada Brasil JS, que, entre outras metas, ajuda a fomentar eventos regionais. O III EATI foi um destes eventos.

Ainda pela parte da manhã, Felipe de Moura tratou do assunto acessibilidade, destacando programas e dando exemplos de ferramentas acessíveis ou não na internet, para os diversos tipos de pessoas, com diversas dificuldades. “Não é porque diz que está acessível que está bom, é preciso testar com um usuário ou com você mesmo”, coloca Felipe.

Zeno, em relação ao evento e da troca de experiências do público em geral, ainda destaca que: “foi legal ver que a informação também está aqui, a gente não veio mostrar algo que ninguém conhece...o pessoal sabe, corre atrás. Aqui tem menos mercado, mas criação de site independente de onde você esteja, tem aplicabilidade”.

Durante a tarde, a programação do minicurso continua, e no período da noite, palestras serão apresentadas.

 


bottom