top

III Mostra do CAFW: uma viagem de aprendizagem e conhecimento

Os 94 trabalhos inscritos e mais de 100 trabalhos expostos n Mostra de Ciências do CAFW movimentaram a tarde deste dia 19/11. As visitações, que começaram na tarde desta segunda-feira, reuniram expositores da Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico Olívia de Paula Falcão, Colégio Cenecista Padre Manuel Gomez Gonzales, Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju, UNIJUÍ, e em especial os trabalhos internos dos estudantes do CAFW.

Maira Eliza de Souza, estudante da escola Sepé, foi uma das alunas que, juntamente com seu grupo composto por Natália Franciscatto Damo, Luísa Franciscatto Damo, Letícia Goliczevzki Medeiros, apresentou trabalho na Mostra. Segundo Maira, a equipe “veio para mostrar que a tecnologia 3D está em evolução e vai ser muito utilizada para fins tecnológicos, na medicina, na engenharia, na arquitetura”. Ainda, La ressalta que achou a Mostra muito interessante já que “serve para desenvolver o nosso conhecimento, pois vários projetos estão inseridos no nosso dia a dia”.

Durante toda a tarde até as 20 horas e 30 minutos, os projetos expostos passaram por avaliação, esta desenvolvida por professores tanto do CAFW quanto de escolas de fora. Ao todo, são 53 avaliadores neste primeiro dia, que acumularam cerca de 5 trabalhos cada, sendo que cada trabalho precisa ter no mínimo 3 avaliações. Os quesitos para a obtenção da nota compreendem a capacidade criativa do grupo, o pensamento científico e a relação com a ciência, o domínio do tema, a propriedade que tem na sua aplicabilidade, a clareza e o valor relativo para a sociedade.

“Esta avaliação estará sendo lançada on-line, com a nota de cada avaliador para cada trabalho e depois é feita uma média para se chegar ao resultado final. Os visitantes também recebem uma ficha para quem possam votar no projeto favorito e que vai ter determinado peso na nota. Assim, as melhores notas vão ser premiadas”, destaca Márcia Kristiuk, docente do CAFW e uma das avaliadoras. Ainda, sobre a Mostra em geral, a professora comenta que gostou muito dos trabalhos que tratam da sustentabilidade, pois está sendo aproveitada bastante a natureza para obter recursos de água, energia...“a feira é válida porque o aluno trabalha com a praticidade dos conteúdos aprendidos em sala de aula”, ressalta ela.

Ketlyn Noronha Tavares, estudante visitante que veio da cidade vizinha de Seberi/RS, é filha de uma estudante do CAFW, e veio durante a noite, juntamente com sua mãe, visitar o evento. “Os projetos estão bem trabalhados e estão sendo bem explicados pelos grupos. Gostei da aplicabilidade dos trabalhos que utilizam energia eólica e os próprios animais”, diz ela.

Após o fechamento do tempo destinado a visitação, o público presente pode prestigiar um espetáculo gratuito com a Companhia de Dança GEMP, da cidade de Crissiumal/RS.


bottom