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Números da III Mostra de Ciências

A realização da Mostra de Ciência do Colégio Agrícola, em sua terceira edição, representa a consolidação de um projeto pedagógico de iniciação cientifica. Os projetos de pesquisa escolar são uma alternativa metodológica para desenvolver propostas socioconstrutivistas de educação. Sob esta ótica o desenvolvimento humano ocorre por meio de trocas entre parceiros sociais e por interação com o meio, através de um processo de mediação.

O conhecimento e o entendimento são construídos quando os indivíduos se envolvem socialmente em conversações e atividades sobre problemas e tarefas em comum, desta forma conferem significado, através de um processo de diálogo.

 

A organização e a realização da Mostra de Ciência envolveu a participação direta de cinco servidores docentes, cinco servidores técnico-administrativos em educação e dez discentes colaboradores. A função dessa comissão foi de pensar estrategicamente o evento desde a sua regulamentação, até o sistema de avaliação dos trabalhos, contato com avaliadores, viabilização dos stands, desenvolvimento do site, divulgação, revisões, relações institucionais, premiação e confecção de relatório final do evento. Foram apresentados 92 trabalhos divididos em quatro categorias do Ensino Fundamental ao Superior, o que envolveu 272 autores de projetos e 36 orientadores. Participaram apresentando trabalhos, além do CAFW a Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico Olivia de Paula Falcão, de Erval Seco, o Colégio Cenecista Padre Manoel Gonzáles, de Nonoai, a Escola Estadual de educação Básica Sepé Tiarajú de Frederico Westphalen e alunos de Cursos Superiores da UNIJUÍ.

A tarefa de avaliar foi dividida por 55 colaboradores de cinco instituições diferentes. O evento recebeu a visita de 19 escolas dentre municipais estaduais e particulares de 12 municípios próximos. O total de visitantes é estimado em 1.100 pessoas. Também durante o evento foi possível fazer uma visita guiada aos setores de produção agropecuária do Colégio. Neste ano também, a Mostra pode contar com um espetáculo de dança do grupo GEMP, que se incumbiu, através de sua própria equipe, de toda a organização (palco, iluminação, cenário, etc.) e uma apresentação do grupo teatral “Timbre de Galo” contratado com recursos da Cooperativa Escola dos Alunos. O que significou para a maioria dos presentes um primeiro contato com a atividade cênico-cultural e envolvimento com a sensibilidade e a experiência estética das artes, dado se tratar de uma região periférica em relação ao eixo cultural do Estado e carente de investimentos e políticas públicas nesta área.

A mostra faz parte do esforço de valorização da iniciação científica e procura articular ações com outras escolas da região para dar aos alunos a oportunidade de exporem os seus trabalhos à comunidade escolar. A mostra, enquanto ação de extensão, conforme previsto na Resolução da UFSM N.25/08, disponibiliza conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, além de infraestrutura e recursos humanos para implementar um projeto pedagógico em benefício da comunidade. Trata-se de um espaço de interação sócio-acadêmica através da participação e contribuição efetiva das redes estaduais, municipais e particulares de ensino. Por meio dessa heterogeneidade de olhares, a Mostra tem conseguido trazer para o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen diferentes perspectivas e abordagens resolutivas frente a problemáticas da realidade local.


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