top

Trabalho entre os 40 melhores da JAI 2012

O trabalho intitulado "Efeito da temperatura na extração das proteínas da casca da mandioca e em suas propriedades funcionais", apresentado na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM pela aluna Monica Voss, do curso de Tecnologia em Alimentos, em co-autoria com Fernanda Brum Martins e Patrícia Frizon, do curso de Agronomia, Deise Daiane Dresch e Márcio Wiechorck, do curso de Tecnologia em Alimentos, foi um dos selecionado entre os 40 melhores. Os alunos recebem bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fapergs e do Programa FIPE/UFSM, e todo o processo, desde a concepção do projeto de pesquisa até as atividades de laboratório foram realizadas no Laboratório de Bromatologia do CAFW/UFSM.

O trabalho, que possui orientação do professor do CAFW Rodrigo Cordeiro Bolzan, explora a possibilidade de uso de um produto de descarte - a casca da mandioca - como fonte de proteínas funcionais para uso na indústria de alimentos. De acordo com Rodrigo “todos sabem que a ingestão de proteínas na dieta é importante para a boa nutrição, mas as proteínas não possuem apenas a função de nos nutrir. Elas também desempenham funções nos alimentos, como formadoras de emulsão (em produtos cárneos e molhos, por exemplo), formadoras de espumas (em bebidas, por exemplo) e como absorvedoras de água e/ou gorduras. Assim, o processo de extração destas proteínas, assim como o estudo das variáveis que o modificam, é muito importante”. Assim, o estudo apresentado verificou o efeito da variável "temperatura" no processo de extração das proteínas desta fonte e nas propriedades funcionais das mesmas, fornecendo subsídios importantes para o reaproveitamento da casca de mandioca dentro da indústria de alimentos em um futuro próximo.

Na próxima etapa, dia 18 de dezembro, Monica participará da cerimônia de entrega dos Certificados, na Reitoria da UFSM. Após, representará a UFSM na Jornada Nacional de Iniciação Científica dentro da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC em julho de 2013, em Recife-PE, com inscrição, transporte e bolsa de formação subsidiados pela UFSM.

“Do meu ponto de vista, espero que a partir deste reconhecimento possamos ter mais bolsas de iniciação científica, mais verbas para pesquisa e que ele desperte maior curiosidade e interesse dos alunos por este campo de atuação do profissional formado em Tecnologia em Alimentos”, destaca o orientador.


bottom