top

Aprovada obra que prevê adutora para o campus da UFSM em Frederico

Na visita realizada no dia 06 de dezembro pelo Governador do Estado Tarso Genro a Frederico Westphalen, um dos pronunciamentos ganhou destaque: a aprovação de um projeto pelo Governo Estadual que prevê a construção de uma adutora, que através de tubulações, levará água potável provinda da empresa Corsan até o campus da Universidade Federal de Santa Maria, que compreende o CAFW e o Cesnors. Ainda, a obra poderá beneficiar também empreendimentos imobiliários privados que venham a se encontrar no percurso da tubulação.

Para a realização da obra, foi liberada pelo governo uma quantia de 400 mil reais, esta destinada a compra dos materiais necessários, sendo que a mão-de-obra ficará a cargo dos beneficiados pela mesma. Desta forma, a prefeitura municipal de Frederico Westphalen – uma das principais colaboradoras - disponibilizará os operários e as máquinas, da mesma maneira que o campus também ficará responsável por parte dos investimentos.

Levando em consideração o fato de que hoje o campus consome uma quantia de cerca de 70 mil litros de água por dia, o Diretor do CAFW, Fernando de Cristo, explica que no momento o colégio está trabalhando com caminhão pipa para o abastecimento, analisando também a ocorrência de uma longa estiagem na região, o que impediu a reposição da água do subsolo. Ainda, as aulas já precisaram ser paralisadas várias vezes ao longo dos últimos anos por falta de água, e até mesmo o Restaurante Universitário precisou ser fechado. “Então essa obra é um grande passo para nós, é algo fundamental, que anda na direção do conhecimento”, coloca Fernando.

O início das obras está previsto ainda para este ano de 2012, e se presume que o término seja no mês de fevereiro de 2013, contabilizando de 45 a 60 dias de trabalho.


bottom