Realizada cerimônia de entrega de certificados do PRONATEC
- Sexta, 21 Dezembro 2012 15:48
Na ocasião, fizeram parte a mesa oficial o Diretor do CAFW, Fernando de Cristo, o Coordenador Geral do PRONATEC professor Joel da Silva, o supervisor do curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícola, professor Adão Leonel Melo Corcini, o supervisor do curso de Operador de Computador, professor Bruno Boniati e a representante da supervisora do curso de Agente de Inspeção de Qualidade Vanessa Pires da Rosa, professora Valéria Limberger. Ainda, se fizeram presentes a Coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Idalina Machado, o Prefeito do município de Erval Seco e também Coordenador Geral do Território da Cidadania, Gilmar Leschewitz, a representante da cidade de Seberi, Aline Zanatta e a Diretora do Colégio Roncalli, Rose Lara Grassi.
Idalina Machado, Coordenadora da CRE, e que por 30 anos trabalhou em um Colégio Agrícola, coloca que “a população brasileira tem muita carência de especialização na área profissional, e nós vivemos décadas em uma realidade onde só quem podia se especializar em determinada área eram aquelas pessoas que tinham condições de fazer um curso superior. Então, o governo federal, enxergando essa realidade fez o debate com acadêmicos e autoridades, investindo o dinheiro público na formação técnica da nossa população, que abrange pessoas de diversas idades, como as que estão aqui hoje”. A opinião da Coordenadora vem ao encontro da fala do Prefeito Gilmar Leschewitz, que destacou que “o crescimento não vem por si só, são os cidadãos e as cidadãs que fazem com que isso aconteça. Hoje não se fala apenas em quantidade, e sim se debate a qualidade e eu vejo com muitos bons olhos a iniciativa do Governo Federal, que entende que não se pode tratar produtividade e qualidade sem haver o preparo técnico e específico em cada área em que o cidadão está trabalhando, qualificando mão de obra e fazendo com que o Brasil passe de um mero produtor de quantidade para um produtor de qualidade”.
Levando isso em consideração, é propício citar o exemplo do aluno FULANO DE TAL, nascido e criado no interior, que com 63 anos de idade, resolveu fazer o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas para incentivar moradores mais novos de sua comunidade, todos participantes de uma Patrulha Agrícola. Para ele, poder participar de um programa como este é uma alegria, pois acredita ser esta uma iniciativa que incentiva a juventude permanecer no meio rural e se especializar. “Eu digo: aproveitem, porque eu não tive essa felicidade de aproveitar...eu queria ser 30 anos mais novo para poder aproveitar tudo de bom que vem no campo. Me sinto realizado, e não quero parar por aqui”, ressalta ele.