Colégio Agrícola de Frederico Westphalen recebe intercambistas da Argentina
- Segunda, 13 Maio 2013 07:41
Na segunda-feira, 6 de maio, um grupo de estudantes argentinos chegou às dependências do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen onde vão permanecer até o próximo dia 13.
Esse intercâmbio é uma integração entre a Universidade Federal de Santa Maria e o Instituto Modelo Virasoro, constituindo-se como uma iniciativa que concretiza o convênio firmado em 2010, entre a cidade de Frederico Westphalen e a cidade argentina de Gobernador Virasoro. Este convênio visa também a realização de intercâmbios nas áreas do comércio, cultura, educação e empreendedorismo.
O diretor do Instituto Modelo Virasoro, Geraldo Alderete, explica que o Instituto trata-se de um Colégio que comporta educação inicial e os ensinos fundamental e médio, e fala da importância do intercâmbio para os jovens. “Eu penso que, para que possam existir relações é preciso haver integração entre as regiões. Por isso nós estamos dispostos a preparar nossos alunos para que conheçam as culturas e tradições das regiões do Brasil, Paraguai e Uruguai, sou partidário que a integração favorece o desenvolvimento dos povos.”
Por fim o diretor afirma que essa ação será repetida a curto e longo prazo em outros países do MERCOSUL, que fazem fronteira com a Argentina. ”Nós teremos a possibilidade, porque nossa província, Corrientes, tem fronteira com Uruguai, Paraguai e Brasil.” Esse é o primeiro intercâmbio do Instituto com uma escola brasileira. Para o próximo ano, está prevista a ida a um colégio agrícola do Paraguai e assim dentro de um período de seis anos, pretende-se visitar outro colégio do Uruguai. Para Geraldo, o Instituto deve expandir a visão dos alunos para decidirem os rumos pós- escola. “Nós temos que preparar um aluno disposto a trabalhar no MERCOSUL, tem que pensar no MERCOSUL, não somente na Argentina.”
Ao longo desta semana em solo brasileiro, os intercambistas estão conhecendo a rotina de estudos, estrutura física e o funcionamento do Colégio Agrícola. Eles também conheceram a cidade de Frederico Westphalen, seu comércio, pontos turísticos e os campus das universidades, e um pouco da região. De acordo com o Professor Jairo José Manfio, que está à frente dessa visita, durante a semana os estudantes ficam hospedados no colégio e no final de semana serão recepcionados nas casas de colegas que moram na região.
Esse intercâmbio além de estar promovendo a troca de experiências e culturas, constitui-se como uma medida de internacionalização do CAFW, uma vez que, no próximo semestre os alunos do colégio vão ter a mesma oportunidade ao irem para o instituto argentino.