Intercâmbio no Colégio Agrícola termina com saldo positivo
- Terça, 14 Maio 2013 10:40
A segunda-feira foi de despedidas no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen. Após uma semana de intercâmbio, o grupo de alunos e professores argentinos retornou para a cidade de Gobernador Virasoro, na Província de Corrientes.
Durante o período em que estiveram em solo brasileiro, os alunos realizaram uma série de atividades, com aulas normais pela manhã, à tarde passeios pelos setores da área técnica, Universidades que estão situadas no município e também um pouco da região. Para a Professora de Português e Espanhol do Colégio Agrícola, Kelly Cristini Granzotto Werner, a experiência na língua espanhola foi bastante proveitosa:
“Trabalhamos bastante a parte dos falsos cognatos, que fizeram aparecer os embates e as armadilhas na compreensão. Então foram momentos de bastante troca e entendimento. Depois nós trabalhamos também outras questões na língua espanhola que foi muito proveitoso, muito interessante”. Conta ela.
Outra forma de integração foi durante o final de semana em que os alunos ficaram hospedados nas casas de colegas, onde conviveram com as famílias brasileiras e seus costumes. Um desses alunos é Marcos Rojas, 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio. Ele conta que a principal dificuldade foi realmente a comunicação, “no idioma 70% é fácil de compreender e os outros 30% é preciso perguntar”. Outras diferenças que ele percebeu foram em relação ao uso do uniforme, que lá é obrigatório e também a ausência de mensalidades aqui, uma vez que o Colégio Agrícola pertence a uma Universidade Federal.
Acompanhando os alunos intercambistas estiveram dois professores, Alicia Morales, professora de Artística e Marcelo Almada, professor de Hortas e Viveiros. Marcelo fala como foi boa essa experiência de fazer um intercâmbio, aprendendo novos costumes, conhecendo outras regiões e como isso acrescenta no aprendizado dos alunos. “Creio que os alunos tenham gostado do intercâmbio tanto quanto nós docentes. Espero que quando os alunos daqui forem para a Argentina desfrutem da mesma maneira como nós aqui.”
No segundo semestre deste ano, alunos do CAFW vão ter a mesma oportunidade dos alunos argentinos, participando de intercâmbio no Instituto Modelo Virasoro. A escolha de estudantes que irão para a Argentina Será feita por meio de um critério de seleção, para que seja de uma forma justa, uma vez que o interesse foi despertado em muitos alunos.
Este intercâmbio tem grande importância por ser um dos primeiros atos de concretização do acordo firmado em 2010 entre as cidades de Frederico Westphalen e Gobernador Virasoro, e também promover a internacionalização do Colégio Agrícola que vai se confirmar no próximo semestre, quando alunos da instituição vão participar do intercâmbio na Argentina.