top

CAFW realizou Seminário para discutir o perfil profissional do Técnico em Agropecuária

Com o objetivo de discutir o perfil profissional do técnico em agropecuária e a sua inserção na realidade regional, o Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, realizou nos dias 21 e 22 de maio o Seminário “Realidade Regional e Perfil Profissional do Técnico em Agropecuária.”

Com a presença de professores, alunos e técnicos administrativos o seminário se desenvolveu a partir de quatro painéis de discussões. Na terça-feira, 21, pela manhã, o professor Arlindo Jesus Preste de Lima, do CAFW e o senhor Francisco Frizzo, ex-prefeito de Constantina abordaram o tema “Realidade Agrícola da Região do Médio-Alto Uruguai”, onde se explanou a evolução da agricultura no Rio Grande do Sul desde o início da colonização do Estado.

Para o professor Arlindo, o técnico em agropecuária hoje deve estar atento ás mudanças que vem acontecendo no meio rural, precisa ser um profissional completo, não se atendo somente a uma área de atuação específica. “Ele precisa estudar outros temas, questões que essa realidade coloca hoje. Por exemplo, a diversificação nos sistemas de produção.”

Num segundo momento, Osmar Bonfanti, da empresa Agrobom, e Marcelo Leal , integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores, debateram sobre o tema  “O Perfil Profissional do Técnico em Agropecuária.” Eles enfatizaram a ideia de abrangência no conhecimento do técnico agropecuário e defenderam também a incorporação das novas tecnologias pelos agricultores, não importando ser na agricultura familiar ou empresarial.

Ainda no dia 21, pela parte da tarde, as palestras tiveram continuidade, com a participação de Darley Dalla Nora, representando o CREA-RS, do presidente da COTRIFRED, Elio Pacheco e do técnico agrícola Ramiro Joaquim, da COTRIFRED. Darley destacou a amplitude do mercado e trabalho do técnico em agropecuária e da necessidade de atualização constante por parte do profissional. Elio apontou que a área do técnico em agropecuária é muito promissora. Já Ramiro Joaquim afirmou que o técnico em agropecuária precisa ter um forte comprometimento com os produtores rurais.

O evento teve continuidade no dia 22 pela manhã, com terceiro painel sobre o Perfil Profissional do Técnico em Agropecuária, que contou com a participação de Carlos Roberto Olczevski, membro da Embrapa e Luís Carlos Rupp, ex-aluno do CAFW.

A professora do Curso Técnico em Agropecuária, Márcia Kristuik, que participou da organização do Seminário, conta que este foi um dos primeiros passos para que fosse possível explanar assuntos voltados para a realidade local e poder formular o perfil profissional do aluno e dessa forma redirecionar a estrutura curricular do ensino técnico no colégio.

 


bottom