CAFW participa de Seminário de capacitação de gestores da Rede Federal
- Terça, 30 Julho 2013 09:14
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) realizaram de 16 a 18 de julho o Seminário “Diversidade e Inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, destinado à capacitação de gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aos quais está vinculada a temática de diversidade e inclusão. O Professor Jairo José Manfio, diretor do Departamento de Pedagogia e Apoio Didático, representou a direção do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen.
O seminário teve por objetivo discutir a articulação entre as políticas de educação profissional e tecnológica e de diversidade e inclusão na Rede Federal; e também promover a integração entre gestores das ações de diversidade e inclusão das instituições da Rede Federal e a SECADI/MEC; bem como fornecer subsídios para implementação e desenvolvimento de políticas e ações de educação especial, educação do campo, educação escolar indígena e quilombola e educação em direitos humanos nas instituições da Rede Federal.
Na ocasião, também foram lançados os livros “Marcos Políticos-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” que, sintetiza a Legislação vigente sobre o tema, e o livro “Caminhos de uma formação”, que aborda a educação especial na perspectiva da inclusão que serão repassados ao NAPNE - Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do CAFW para subsidiar suas ações. Foram solicitadas também ao Ministério da Educação, a realização de concurso para educadores especiais e profissionais de apoio e a definição de formas de financiamento para esta modalidade de atendimento, e por iniciativa dos participantes está sendo redigido um documento com as demandas apresentadas no Seminário que será encaminhado ao MEC.
A SETEC ainda deve discutir com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF e CONDETUF - Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais a possibilidade de recursos e vagas para concurso, mas condicionou que as ações de inclusão devem ser incluídas no Plano de Desenvolvimento Institucional nos Projetos Políticos Pedagógicos de cada instituição vinculados a efetiva ação de inclusão.