top

Agroindústria Familiar em debate

 

Acontece durante o dia de hoje, 18, o I Seminário Regional de Formalização da Agroindústria Familiar, o evento é organizado pelo CAFW-UFSM em parceria com os alunos de Tecnologia em Alimentos e apoiadores. O seminário está sendo apresentado no Cine Floresta-Salão Paroquial em Frederico Westphalen, as palestras acontecerão até as 17 horas.

Na parte da manhã o seminário foi aberto com as autoridades municipais, entre elas o prefeito Roberto Felin Júnior, que ressaltou a importância da agricultura familiar para o município. Seguidamente profissionais da área deram início as palestras. O maior intuito das discussões é esclarecer as etapas para que o agricultor possa legalizar seus produtos e assim consiga comercializar com segurança.

Um dos organizadores, professor do CAFW, Arlindo Jesus Prestes coloca que a importância desse evento  é discutir as dificuldades dos agricultores para gerar sua renda, esclarecendo dúvidas  e incentivar a produção da agricultura familiar, segundo o professor  há dificuldades para legalizar o produto, devido questões sanitárias, previdenciárias, entre outras. “Quando o produtor rural decide comercializar seus produtos, há muitas regras, com isso esse seminário procura esclarecer todas as etapas de legalização para que esses alimentos cheguem com segurança ao consumidor”.

Durante toda a manhã mais de 400 pessoas estavam presentes assistindo as palestras, o público é desde o agricultor até estudantes que estão a procura de mais informações sobre essa área. Entre os agricultores estava Luci Pinheiro, moradora da Linha Boa Esperança, interior de Frederico Westphalen, trabalha com agricultura familiar há 40 anos. Questionada sobre o interesse sobre o seminário, ela responde “Quero estar informada, como trabalho com fumo, milho e leite, todas as informações são necessárias para colocar em prática em nosso trabalho”.


bottom