Encontro Regional Sul do SINASEFE é realizado em Frederico Westphalen
- Terça, 12 Novembro 2013 11:53
Nos últimos dias 27, 28 e 29 de setembro, Frederico Westphalen foi o palco dos debates sobre os rumos da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e as demandas dos trabalhadores em educação. Organizado pela seção sindical do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, o Encontro Regional Sul do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica reuniu docentes e técnicos administrativos em educação dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No dia 27 pela manhã e pela tarde foi realizado o Curso de Formação Sindical ministrado pelo professor do IFBA, Daniel Romero, onde foram destacadas as diferentes concepções de sindicalismo e os desafios atuais do movimento sindical. No turno da noite foi realizada a abertura do Evento com a presença de representantes da direção nacional do SINASEFE, Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, DCE da UFSM, direção do CAFW e membros da direção seção sindical do CAFW.
No dia 28, pela manhã foi ministrada pelo professor Luiz Claudio Borin, Doutorando em Educação pela UFSM, a palestra “Educação para uma sociedade não racista”. Na ocasião o professor Luiz Claudio destacou a importância de romper com velhos paradigmas para superar as opressões raciais, sexuais e sociais que ainda imperam na sociedade. Ainda pela parte da manhã foi realizada a Mesa de Discussões sobre a Carreira Docente e o PCCTAE. Participaram da mesa o professor Marcos Neves, do IFSC, que frisou as mudanças recentes na Carreira Docente e os dilemas gerados por esta, e o técnico-administrativo em educação Eloiz Guimarães Cristino, da ASSUFSM, que fez um histórico da carreira dos técnicos administrativos em educação. Pela tarde o coordenador nacional do SINASEFE, Shilton Roque, o estudante Gean Marco Garcia, do DCE-UFSM, e o membro de direção nacional da FASUBRA, Igor Pereira realizaram o painel de debates sobre a Conjuntura Política do Brasil. Todos os participantes destacaram as jornadas de junho e a necessidade de unidade dos trabalhadores para avançar na conquista de direitos.
O evento foi encerrado no dia 29, pela manhã, com a palestra sobre a previdência do servidor público, ministrada pelo assessor jurídico do SINASEFE-CAFW, Heverton Padilha, que destacou as mudanças e os problemas gerados pela criação da Previdência Complementar dos servidores públicos. Na última mesa de discussão cujo tema foi a precarização do trabalho na rede federal de Educação Profissional, a professora Geovana Terra Garcia, do IFC e da direção nacional do SINASEFE, destacou os dilemas enfrentados no cotidiano dos docentes e TAEs, na busca de uma educação de qualidade. Por fim, o professor Leonardo da Rocha Botega, da seção Frederico Westphalen, falou sobre a precarização do trabalho nas escolas vinculadas as Universidades, salientou a falta de um marco jurídico mais sólido, que acaba impondo um papel secundário as escolas vinculadas na Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.
Segundo os membros da direção da seção sindical Frederico Westphalen do SINASEFE, o encontro se destacou pela qualidade dos debates. Demonstrou que a categoria dos trabalhadores da Rede Federal de Educação Profissional está cada vez mais unificada e fortalecida em suas pautas de reivindicação.