CAFW Realiza I SESPE
- Sexta, 15 Outubro 2010 01:17
O Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) realizou de 5 a 7 de outubro, o 1º Seminário de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão. (I SESPE).
O seminário teve como objetivo divulgar o projeto e a inserção do CAFW na comunidade regional e na UFSM; debater as políticas e programas da UFSM no Ensino, Pesquisa e Extensão; avaliar e planejar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no CAFW.
O evento é uma realização pelas direções do CAFW e do Departamento de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa. Na ocasião estiveram presentes o Vice-reitor da UFSM Dalvan Reinert, Antonio Carlos Mortari da UFSM, Elci Pegoraro, Secretário da Administração de FW, Paulo Bureseska, da Câmara de Vereadores de FW, José Luiz Leal, Juiz de Direito, Gilmar Leschwitz, Prefeito de Erval Seco, Gerri Savaris, Secretário Municipal de Constantina, Eugenio Poltronieri, representando o Sicredi Benoni Sponchiado, presidente da Associação Comercial de FW, além dos servidores docentes e técnico-administrativos e alunos do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen.
Na abertura do evento o Reitor do Instituto Farroupilha, professor Carlos Alberto Pinto da Rosa, palestrante da noite, ressaltou a importância da pesquisa dentro das instituições, destacando a pesquisa aplicada às demandas regionais. A interface entre ensino, extensão e pesquisa foi o tema de destaque no segundo dia de Seminário. Orlando Fonseca da Pró-Reitoria de Graduação, enfatizou o que é o Ensino Superior. Carlos Ceretta, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa trouxe a todos o que a UFSM como instituição pode oferecer aos acadêmicos e futuros acadêmicos. Apresentou números que mostram os avanços em relação à Pós-Graduação tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Manfredo Hörner, da Coordenadoria de Pesquisa, tratou de assuntos essenciais no desenvolvimento da universidade, as linhas de pesquisa e publicação. "Cabe a extensão mostrar o resultado para a comunidade". Essa foi uma das frases mais enfatizadas por João Rodolpho Amaral Flôres, da Pró-Reitoria da Extensão, que apresentou a necessidade de se ter um Plano e uma Política de Extensão, frase, inclusive que resume a tônica do evento.
(Informações Agência DAHORA)