top

O Futuro da Tecnologia e Plataforma de Informação foi Debatido no EATI

O segundo dia de palestras da Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação, ocorreu na noite do dia 9/11, no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). O evento, que ocorreu, faz  parte do I Encontro Anual de Tecnologia da Informação organizado pelos professores e alunos dos cursos superior e tecnológico do CAFW. Os temas tratados foram a tecnologia WiMAX e Cloud Computing.  
O primeiro tema, A tecnologia WiMAX como opção para o sistema 4G no Brasil e no mundo, foi discutido pelo professor assistente da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e estudante Phd sobre comunicação de dados em redes sem fio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristiano Bonato Both. Both afirma que a quarta geração já é uma realidade nos Estados Unidos e no Japão, onde os usuários demandam a tecnologia para, por exemplo, acessar a internet estando em um trem em alta velocidade. Apresentou diversos conteúdos relacionados ao tema principal, como, por exemplo os aplicativos para sistema 4G, como Apple Store, Android, Mee Go, Paln e Web Os. Buscou diferenciar WPAN, WLAN, WMAN, WRAN, WWAN, além de exemplificar o termo “internet das coisas”. Afirmou que WiMAX é o apelido dado à tecnologia IEEE 802.16, a qual irá garantir qualidade de serviço, evitando os atrasos de transmissão da internet em comparação às outras formas de transmissão de informação. O grande entrave existente, neste momento, para a efetivação do uso dessa tecnologia no Brasil, é a falta de decisão do Congresso quanto à aprovação ou não do Plano Nacional de Banda Larga, que em tese deverá ser votado antes de 2011. Ao finalizar sua palestra, Both incentivou os estudantes a serem criativos e a não desistirem de seus sonhos, pois “o Brasil e o mundo precisam de pessoas que sonham, corram atrás e realizem seus ideais.”
O segundo tema foi explanado pelo Analista de Tecnologia da Informação e professor do Centro de Ensino Empresarial (CEEM)/Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Pires Barbosa, através da palestra sobre Cloud Computing – O futuro ou só uma “onda passageira”? Barbosa apresentou o conceito de Cloud Computing _ “paradigma de computação em larga escala disponibilizada sob demanda”_, os tipos de serviço, o resumo das principais plataformas de serviço e aplicações. Em sua explanação, afirmou que há grande resistência por parte das empresas em utilizar o Cloud Computing, o que é algo compreensível e natural. “Mas que essas barreiras serão quebradas à medida que os serviços vão sendo oferecidos e gerarem resultados financeiros compensadores,” acrescenta Barbosa.
Os assuntos discutidos são muito importantes, pois constituirão o futuro inevitável e não muito distantes, para um prazo de no máximo 5 ou 10 anos, salienta Both. Embora, não se saiba quando o Brasil terá estrutura e legislação que dê respaldo aos mesmos, de acordo com ambos os palestrantes. Conforme o colocado em ambas as paletras, se antecipar o futuro é o segredo para consquistar o mercado, "é bom que se saiba que são essas as perspectivas e novidades do mercado de tecnologia de informação" afirmou a professora Teresinha Letícia da Silva.

bottom