Web 2.0 e MBA Foram os Temas de Abertura do I EATI
- Sexta, 12 Novembro 2010 15:55
A Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação teve início às 20 horas, do dia 8/11, no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), com a palestra Entendendo a Web 2.0.
O palestrante da noite foi o professor Joel da Silva, Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Silva conta em seu currículo com trabalhos sobre Sistemas de Informação, Sistemas de Suporte à Decisão, OLAP, SIG, Data Warehouse, OLAP Espacial (SOLAP) e linguagens de consulta para SOLAP. Também possui experiência nas áreas de desenvolvimento de software e Gerência de Tecnologia da Informação. Atualmente é docente do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Buscando ser o mais didático possível, o professor direcionou a palestra aos estudantes dos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI), Técnico em Informática, ambos ministrados no CAFW e para empresários e profissionais da área que atuam em Frederico e Região. Em Entendendo a Web 2.0 apontou as características dessa geração da Web, contextualizando o público para os próximos dias de palestras. Apontou que a principal vantagem da Web 2.0 é a facilidade de encontrar, gerar, filtrar e organizar as informações. No entanto, colocou que o problema principal é a dificuldade de gerenciar as informações, devido ao grande volume de produção, nem sempre confiável. Ressaltou que esta área é um grande mercado em potencial a ser explorado, mas depende de “idéia original, útil ou que prenda a atenção do usuário, que seja solução de problemas, gere renda ou pura diversão”.
MBA em Gestão de Tecnologia de Informação
Na abertura do evento, o professor Roberto Franciscatto comunicou aos presentes a perspectiva de abrir o primeiro curso de pós-graduação MBA em Gestão de Tecnologia de Informação. De acordo com o projeto dos docentes de TSI, o Colégio Agrícola conta com professores doutores em número suficiente para este fim e estrutura necessárias para oferecê-lo. Ainda acrescentou que o curso poderá ser feito por graduados em Administração, Contabilidade e áreas a fins à Tecnologia de Informação. Em sendo aprovado pela UFSM, a previsão é que em janeiro sejam abertas às inscrições para seleção e no início de março comece as aulas.