top

Projeto “Horta escolar” deve beneficiar Promenor

Uma horta escolar está sendo implantada na Associação Frederiquense de Promoção do Menor – PROMENOR através de um projeto de extensão coordenado pelo professor Ignacio Afonso Bernardi e com a colaboração de Jairo José Manfio. Os alunos estagiários do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio serão disponibilizados para auxiliar no trabalho, sob orientação técnica de professores do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, CAFW. 

O projeto de extensão “Horta Escolar" tem como objetivo produzir alimentos saudáveis para serem servidos nas refeições fornecidas para as crianças, oportunizar a realização de práticas de cultivo, estimular hábitos alimentares saudáveis e valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo. De acordo com a Diretora do Promenor, Daniela Stasiak, “a horta escolar é de suma importância para o Promenor, pois além de podermos acrescentar uma alimentação saudável para as crianças e adolescentes que frequentam o Promenor, é também uma alternativa sem grandes custos para a Entidade”.

A horta escolar, além de produzir alimentos saudáveis para as refeições das crianças, servirá como um recurso pedagógico capaz de promover o contato das crianças com a terra e com conhecimentos sobre o plantio, manejo e colheita de hortaliças. “O desenvolvimento do projeto “Horta Escolar” possibilita a realização de aulas práticas de agricultura, educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem”, destaca Manfio.

 O projeto é fruto de uma parceria entre o Promenor e o CAFW e tem caráter social, já que objetiva amparar as crianças do município e pode ser um valioso instrumento educativo no processo de ensino-aprendizagem. “Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em momentos de encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, além de promover vivências que resgatam valores”, salienta Bernardi. 

                       

 

Assessoria de Imprensa 


bottom